II Festival Latino-Americano das Juventudes
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    20/10/2011

O II Festival Latino-Americano das Juventudes aconteceu em Fortaleza (CE), de 8 a 11 de outubro, com a participação de jovens brasileiros e dos países Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Coletivo da Juventude do SindSaúde-SP também participou do evento, representado pela delegada sindical Renata Scaquetti. A exposição Juventude Trabalhadora em Movimento, organizada pela CUT, que conta a história da Central através de seus cartazes, faixas, panfletos, bottons, entre outros, de vários estados, foi um dos destaques do Festival. Uma campanha por educação, trabalho decente e habitação para a juventude foi lançado no evento pela Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (entidade atualmente presidida pela CUT). A Educação Popular foi tema de oficina. A CUT apresentou os princípios do seu projeto de formação, baseado nos ensinamentos do educador Paulo Freire, com destaque para o Projeto Escola Móvel que consiste num micro-ônibus equipado com as novas tecnologias que percorre todos os estados do Nordeste partindo dos territórios da Cidadania fazendo formação de dirigentes, integrando sindicatos, CUTs, comunidades e a população. O SindSaúde-SP participou da coordenação da mesa sobre ‘Internet como política pública de juventude’. Foi unanimidade entre os debatedores o movimento popular com grande participação de jovens convocadas pela internet por todo o mundo indicando uma nova era de mobilização. Também foi ressaltada a importância dos movimentos sociais e da juventude atuando de forma unificada para pressionar por um Plano Nacional de Banda Larga que universalize a internet, instrumento fundamental para o desenvolvimento nacional e a inclusão social. Também foram temas do Festival, as Políticas Afirmativas e a Questão Racial na América Latina’, a Reforma Política, a reforma agrária, a sucessão rural e democratização da terra para acabar com a miséria no país, a Conferência Rio+20 e os desafios para a construção de um mundo sustentável, entre outros. A Assembleia dos Movimentos Juvenis encerrou o II Festival das Juventudes, mostrando mais uma vez o papel de liderança e referência da CUT junto aos movimentos em relação à organização e ao desenvolvimento de campanhas visando avanços concretos nos direitos da juventude brasileira. Promovido pela Prefeitura de Fortaleza, o Festival foi realizado sem apoio da iniciativa privada e se constituiu num espaço com forte presença da economia solidária. Coloca-se agora na agenda prioritária dos movimentos no próximo período a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude que acontece em dezembro e deverá mobilizar entre etapas livres, municipais e estaduais mais de três mil jovens.