Sindicato rebate afirmação de Alckmin de que greve é ilegal
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    22/06/2004

Ontem, durante inauguração do Dose Certa, o governador Geraldo Alckmin classificou de "ilegal" a greve dos trabalhadores estaduais da Saúde. Reveladora declaração. Um verdadeiro ato falho.

Apesar de ter sido deputado constituinte, Alckmin não se apercebeu que o termo "ilegal", aplicado a greves, está embolorando há tempos em alguma obscura gaveta do período pré-Constituição. Os termos usados hoje em dia são "não-abusiva" e "abusiva". A não ser que Alckmin esteja instaurando uma legislação específica para o Estado de São Paulo, continua valendo decisão do Judiciário, que através do TRT/SP declarou que nossa greve é "não abusiva" e determinou ainda pagamento dos dias parados e 23,94% de aumento para os celetistas.

Esperamos que o governador, um homem jovem e autoproclamado moderno, não sofra de problemas de memória ou de uma precoce nostalgia dos tempos em que os trabalhadores eram impedidos de se organizar. Mas que assusta o fato de seu governo ter protagonizado várias ações anti-sindicais durante os 42 dias de greve, isso assusta.

Nosso governador errou na dose.