Alckmin eleva taxas acima da inflação
    Autor: AGORA S. PAULO
    29/12/2004

REAJUSTE DE SERVIÇOS PRESTADOS PELO ESTADO, COMO SEGUNDA VIA DE IDENTIDADE, FICOU EM 6,4%. INFLAÇÃO NOS ÚLTIMOS DOZE MESES FOI DE 5,2%

O Governo do Estado divulgou, ontem no "Diário Oficial" do Estado, a tabela com as novas taxas de prestação de serviços estaduais, como tirar uma carteira de habilitação, se inscrever em um concurso público ou o licenciar o carro.

Na média, as taxas tiveram um reajuste de 6,4%. Os valores tem como referência para aumento a Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), que é um tipo de moeda usada para reajustar tarifas, multas e impostos do Estado. A Ufesp vai subir de R$ 12,49, em 2004, para R$ 13,30, em 2005. O novo valor começa a valer em 1º de janeiro.

O aumento das tarifas do Estado é superior à inflação de 5,80%, acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculado pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia Estatística).
    Os dois maiores reajustes foram registrados nas tarifas para tirar uma certidão negativa de furto ou roubo de veículo e no valor da taxa para se inscrever no concurso público do Estado, com aumentos de R$ 6,87 para R$ 7,32, nos dois casos, o que representa um reajuste de 6,5%.

Tirar uma segunda via da carteira de identidade no ano que vem vai custar R$ 19,95. Neste ano, o custo é de R$ 18,74 -o aumento será de 6,4%. No entanto, vale lembrar que é possível escapar do pagamento da taxa se o trabalhador teve o documento roubado: basta apresentar o boletim de ocorrência.

No caso da carteira de habilitação, o preço também vai ficar mais salgado, vai de R$ 41,22 para R$ 43,89 no ano que vem. Para passar o seu veículo pela vistoria, será preciso desembolsar R$ 36,58.
    A maioria desses serviços pode ser feito nos Poupatempos. Alguns endereços são o metrô Sé e o Itaquera -eles ficam dentro da estação.

O valor de todas taxas para se inscrever para um concurso público do Estado também vai subir. A prova que exigir ensino superior vai passar a custar R$ 43,89, a que pede ensino médio R$ 29,26 e a que seja necessário o ensino básico vai custar R$ 7,32. (Tatiana Schnoor)