Alesp debate SUS
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    08/06/2005

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) debateu ontem, 7 de junho, o financiamento do Sistema Único de Saúde. Os representantes dos governos federal e estadual fizeram rápida exposição sobre os programas que cada um vem realizando para o estado de São Paulo. Também falaram representantes das secretarias municipais da saúde no estado e representantes dos hospitais filantrópicos.
    Acompanharam o debate dirigentes do Sindsaúde-SP e representantes das santas casas e militantes dos movimentos populares da área da saúde.
    Entre as intervenções, um dos representantes dos hospitais filantrópicos reivindicou mais recursos para as santas casas; a deputada Beth Sahão questionou a aplicação pelo governo estadual dos 12% do orçamento na saúde; o deputado Milton Flávio reforçou a necessidade da contrapartida do governo estadual no financiamento do Iamspe.
    Após o debate, dirigentes do Sindsaúde-SP reforçaram junto ao secretário da Saúde as reivindicações da categoria, já que a pauta foi entregue em 23 de março e até o momento nenhuma proposta concreta foi apresentada pelo governo estadual. O secretário disse que quem decide essa questão é a Comissão de Política Salarial do Governo e assim que houver uma definição a categoria será informada. O Sindsaúde-SP aproveitou a oportunidade para informar ao secretário que os trabalhadores públicos estaduais da saúde estão aguardando uma resposta e que marcaram uma assembléia geral no dia 17 de junho, às 10 horas, em frente à Secretaria Estadual da Saúde.
    O Diário Oficial do Estado, Poder Legislativo (08/06/05, p. 9), publicou matéria sobre o evento, que também está em Notícias Acontece no site da Assembléia Legislativa.