Carta aberta à população fala da paralisação
Autor: SINDSAÚDE-SP
06/06/2005
Crédito:
Para comunicar à população a paralisação dos trabalhadores da saúde no dia 17 de junho, o Sindsaúde-SP distribui carta aberta aos usuários da saúde pública.
Conheça a carta:
Você tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte dos profissionais da saúde, em local adequado, com informações claras, sem filas ou discriminação. (Lei Estadual 10.241/1999)
A realidade, no entanto, é outra. O atendimento é precário: longa espera em local inadequado, falta de materiais e de profissionais.
Isso não é justo.
A demora no atendimento e os transtorno que você enfrenta são por falta de pessoal e de estrutura física mínima em boa parte das unidades de saúde. E isso não é sua culpa e nem dos trabalhadores da saúde.
Essa situação vem se agravando com a política do governo estadual que está repassando a responsabilidade pela saúde pública para a iniciativa privada.
Os novos hospitais do estado, dirigidos por entidades não-governamentais, custam muito mais caro do que os públicos e têm atendimento restrito, apesar de ser financiado com dinheiro do contribuinte.
Nós, trabalhadores da saúde, também estamos insatisfeitos.
Não temos condições para cumprir o nosso papel de cuidar de sua saúde. Desempenhamos nossas funções com baixos salários e sobrecarregados.
Lutando para reverter esse quadro, agora estamos em campanha salarial.
O estado tem recursos para atender nossas reivindicações bem como melhorar as condições de atendimento à população. No entanto, a demora em apresentar uma proposta demonstra mais uma vez o descaso desse governo pela saúde pública.
Entregamos nossa pauta de reivindicações ao governador do estado Geraldo Alckmin no dia 23 de março a até agora não obtivemos nenhuma resposta.
Por isso, vamos paralisar nossas atividades no dia 17 de junho para manifestar nossa indignação com a falta de respeito desse governo com os trabalhadores da saúde e a população usuária dos serviços públicos.
Queremos melhores condições de trabalho e de atendimento à população, reposição das perdas salariais, manutenção do emprego e contratação de mais profissionais por concurso público.
Na área da saúde, os recursos humanos são vitais para os serviços e as ações de saúde colocados à disposição da população.
Investir nos trabalhadores significa ampliar o acesso, a qualidade e a humanização desses serviços.
Pedimos desculpas pelos transtornos e contamos com sua solidariedade.
Saúde é um direito de todos e um dever do estado.
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.