Sindsaúde-SP lançará amanhã (5/12) dossiê contra terceirização dos laboratórios estaduais
    Autor: SindSaúde-SP
    04/12/2007

O Sindsaúde-SP elaborou um dossiê sobre as terceirizações dos serviços laboratoriais públicos estaduais e entregará o documento ao Conselho Estadual de Saúde, nesta quarta-feira, 05/12, lançando uma campanha contra essa política que não tem melhorado a qualidade do atendimento à população e somente servido para burlar o controle social sobre o uso de verbas públicas.

Para terceirizar os laboratórios, o Governo do Estado de São Paulo criou Centros Estaduais de Análises Clínicas (CEACs) regionais, que reúnem os serviços de unidades e hospitais da região, e transferiu a gestão desses órgãos para entidades privadas, cadastradas como Organização Social de Saúde (OSS). Na capital, já foram criados os CEACs Zona Norte, Sul e Leste.

Uma das primeiras medidas da OSS ao assumir os serviços tem sido a reestruturação do quadro de pessoal, com a dispensa dos funcionários públicos e a contratação de outros, sem concurso público. Como isso, o Sindsaúde-SP iniciou uma série de debates e reuniões em todo o estado com a categoria, para organizar os trabalhadores em defesa de seus direitos.

Nesses debates, muitas denúncias contra o processo e os resultados da terceirização foram relatadas por trabalhadores dos setores atingidos. Apesar das dificuldades na coleta de dados para subsidiar as denúncias – muitas informações são tidas como confidenciais – o Sindsaúde-SP reuniu uma série de documentos com a expectativa de contribuir para o aprofundamento da investigação e a reversão dessa política no estado de São Paulo.

Entrega do Dossiê
    Data: 05/12/07 (quarta-feira)