Sindicato unido e forte
desde 1989


    Em plenária on-line, trabalhadores das regiões de Araçatuba, Lins e Presidente Prudente relatam que houve demora nas ações contra Covid-19
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    16/07/2020

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

     
    As trabalhadoras e os trabalhadores das regiões Araçatuba, Lins e Presidente Prudente denunciaram ao SindSaúde-SP que os protocolos de prevenção à Covid-19 dentro das unidades demoraram a serem implementados. Em algumas cidades do interior ainda há casos de trabalhadores municipalizados que não estão recebendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e, com o isso, o número de trabalhadores da saúde que estão sendo contaminados por Covid-19 só aumenta.
     
    As informações foram compartilhadas pelos profissionais durante a plenária on-line, realizada na última segunda-feira (13), quando os trabalhadores também relataram que o número de leitos está ficando saturado em alguns municípios.
     
    Além dos problemas devido à pandemia, os trabalhadores estão sofrendo com a desvalorização salarial e aumento do custo de vida. Muitos questionam como vão sobreviver com os baixos salários e aumento progressivo do valor dos alimentos e energia.
     
    Para piorar a situação, mesmo com o processo de reavaliação do adicional de insalubridade suspenso até o início de 2021, o Governo do Estado continua solicitando o hall de atividade dos trabalhadores, o que só aumenta a tensão de quem já está trabalhando com o psicológico abalado devido aos riscos da Covid-19 e a sobrecarga de trabalho. Caso o governo corte o adicional, a perda salarial pode chegar a R$ 712,53.
     
    Outros pontos abordados foram a dificuldades de afastamento dos trabalhadores com comorbidades e a situação precarizada dos profissionais da saúde que atuam nas penitenciárias das regiões.
     
    Plenárias regionais on-line
    As plenárias regionais on-line são uma forma que o SindSaúde-SP encontrou diante da Pandemia de Covid-19, para manter a atuação na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde, e assim, preservar os participantes, evitando o risco de contágio.
     
    Além da plenária das regiões de Araçatuba, Lins e Presidente Prudente, o SindSaúde-SP realizou reuniões on-line com trabalhadores das regiões do ABC/Mauá, Oeste I da Capital, Bauru, Marília, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Leste I e II, Osasco, Campinas, Vale do Paraíba e Quarteirão. As próximas serão:
     
    18/07 (sábado), às 16h – Centro, Sul e Sudeste
    20/07
     (segunda-feira), às 10h – Oeste II
    21/07 (terça-feira), às 10h – Norte e Oeste III
    22/07 (quarta-feira), às 18h – Iamspe
    23/07 (quinta-feira), às 10h – Aposentados da capital
     
    Entre os objetivos dessas plenárias estão discutir e mapear o avanço das organizações sociais e das terceirizações na saúde pública estadual em cada região, diante do desmonte promovido pelo governo de João Doria Jr.; esclarecer como foram as negociações e ações do SindSaúde-SP diante da ameaça de corte da insalubridade; esclarecer as mudanças devido à Reforma da Previdência; e tratar sobre as pautas em relação a proteção dos trabalhadores e das trabalhadoras diante da Pandemia de Covid-19 e traçar as próximas estratégias de luta. Ao final da plenária regional são eleitos os delegados e as delegadas que irão participar da plenária estadual.
     









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não