Vereadores de Araçatuba repudiam proposta de extinção da Sucen, após SindSaúde-SP protocolar ofício pedindo apoio contra o PL 529
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    23/09/2020

A Câmara Municipal de Araçatuba aprovou um requerimento de repúdio ao Projeto de Lei 529, de 2020, no dia 8 de setembro, contra o texto enviado pelo governador João Doria Jr. que extingue dez autarquias, instituições e fundações públicas, entre elas a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Segundo os vereadores de Araçatuba, “caso seja consumada a extinção da Sucen, a empregabilidade também sofrerá impactos negativos. Sendo assim, não há garantia de manutenção dos 968 servidores ativos da Sucen em todo o Estado nas atividades atualmente desempenhadas ou mesmos nos atuais locais de trabalho, e, na Regional de Araçatuba, especificamente, 66 servidores.”

A moção de repúdio foi encaminhada ao governador de São Paulo; ao presidente da Assembleia Legislativa; aos líderes de partido na Assembleia; à Câmara Municipal de São Paulo; às câmaras municipais de algumas cidades; e ao SindSaúde-SP para ciência do apoio.

O SindSaúde-SP está entre as entidades que protocolaram um ofício na casa, no qual demonstra como os municípios serão afetados caso o PL seja aprovado, pois perderão a parceria da Sucen tanto na pesquisa quanto no desenvolvimento de ações preventivas para combater as endemias. Além disso, correm o risco de terem maior gasto com saúde, pois as doenças que são evitadas pelo trabalho desenvolvido pela Sucen podem aumentar exponencialmente.

O objetivo de entregar os ofícios nos munícipios é buscar apoio nessa luta contra o desmonte promovido pelo governo do estado, que no caso de Araçatuba e de São José do Rio Preto, como já citamos em outro texto, surtiram efeito.

Caso você, trabalhador(a), também tenha interesse em se unir à luta em defesa do serviço público, clique aqui, faça download do ofício e dialogue com os vereadores de sua cidade.