Sindicato unido e forte
desde 1989


    Eleições 2020: aumenta participação de mulheres e negros  
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    16/11/2020

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

     
    Embora ainda se tenha um grande caminho pela frente, as eleições 2020 podem representar um marco para candidatas e candidatos negros, além de mulheres no geral. Em 18 das 25 capitais brasileiras que realizaram eleições municipais, o número de mulheres eleitas para as câmaras de vereadores cresceu 36% em relação à última legislatura. Apesar disso, a representação ainda é pequena: 18%.

    As mulheres ocupavam 58 das 421 cadeiras nos legislativos das 10 maiores capitais do país. Este número subiu para 83 (19,7% a mais). Em São Paulo, por exemplo, as mulheres vão ocupar 13 das 55 cadeiras.

    Outra boa surpresa na capital paulista é o aumento da participação de mulheres negras no legislativo, além de transgêneros. Em algumas capitais, como Aracaju (SE), a vereadora mais votada é uma trans. O mesmo ocorreu em Belo Horizonte (MG). Curitiba, por sua vez, terá uma mulher negra pela primeira vez no legislativo, assim como Vitória (ES). E a vereadora mais votada de Porto Alegre (RS) também foi uma candidata negra.

    Prefeituras

    Das 100 candidaturas que se declararam negras e disputaram a eleição às prefeituras de 25 capitais brasileiras, 14 chegaram ao segundo turno. Em cinco capitais – Manaus (AM), Teresina (PI), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB) -, o segundo turno será disputado por dois candidatos negros.

    Apesar disso, a candidatura de negros e pardos nas eleições municipais deste ano foram menores que a da última legislatura: 33,75% contra 35,3%.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não