Governo de SP quer dar R$ 500 a famílias em vulnerabilidade social
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    30/04/2021

De olho nas eleições presidenciais de 2022, o governador João Doria Jr. não vem medindo esforços para turbinar sua imagem frente ao eleitorado. Ontem (29), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) iniciou a discussão e processo de votação de um projeto de lei do executivo que cria o programa Bolsa Povo, que consiste no pagamento de R$ 500 para cerca de meio milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social no estado de São Paulo.

A votação final do projeto, com emendas, será feita em nova sessão extraordinária ainda sem data para acontecer.

O programa prevê aplicar R$ 1 bilhão em recursos este ano, sendo que, desse total, R$ 400 milhões serão provenientes da abertura de crédito especial remanejados de secretarias como Desenvolvimento Econômico e Educação, e do Centro Paula Souza.

Programa

O Bolsa Povo abrange dentro de um mesmo programa seis ações e iniciativas assistenciais do governo do estado, como o Bolsa Trabalho (novo nome para o Programa Auxílio Emergencial), Renda Cidadã, Bolsa Auxílio Via Rápida, Ação Jovem, Bolsa Talento Esportivo e Aluguel Social.

O texto do PL diz que o governo estadual poderá, por meio de decretos de regulamentação, ajustar valores e definir os critérios para escolher quais serão os beneficiários. Mas o que se sabe é que o pagamento do benefício será feito, preferencialmente, às mulheres.

O projeto também prevê que o Bolsa Trabalho poderá contratar cerca de 20 mil pais, com ganhos de até um salário-mínimo mensal, para atuarem em escolas ou em ações de prevenção à Covid-19.

Com informações do site da Alesp.