Nota de repúdio: SindSaúde-SP repudia violência contra vereadora em ato no Recife
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    02/06/2021

O SindSaúde-SP repudia a violência sofrida pela vereadora do Recife Liana Cirne, que foi atingida com spray de pimenta por policiais militares enquanto participava de um protesto pacífico na capital pernambucana, no sábado passado (29), contra a condução do governo federal na pandemia de Covid-19.

Na manifestação, a polícia atirou balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Na ocasião, dois homens – sendo que um deles nem participava do ato – foram atingidos nos olhos e perderam parte da visão.

A agressão contra a vereadora e os demais manifestantes foi filmada, publicada nas redes sociais, e bastante criticada. Tanto que o comandante da PM do Recife pediu exoneração do cargo devido à repercussão negativa da ação dos policiais.

Arbitrariedade

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, a vereadora mostra a carteira de identificação como vereadora para os policiais. O vídeo os mostra entrando na viatura e a vereadora próxima da janela do veículo tentando conversar com eles, quando foi atingida pelo spray de pimenta no rosto. A partir daí, ela cai no chão, tossindo.

Ela foi carregada por outros manifestantes e socorrida em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), tendo recebido alta no mesmo dia.

O SindSaúde-SP, que tem cerca de 70% de sua base formada de mulheres profissionais de saúde, repudia qualquer forma de violência contra a mulher, ainda mais em tempos de pandemia, quando esse tipo de agressão tem crescido.

Fica o nosso protesto e desejo de que as pessoas tenham garantido o direito constitucional de se manifestarem, de modo livre e pacífico, sem sofrerem qualquer tipo de agressão por isso.