Ipea: maioria dos trabalhadores do serviço público ganha abaixo de R$ 3 mil
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    14/06/2021

Dados do último Atlas do Estado Brasileiro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que a média salarial das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público é de R$ 2.727 por mês. Aqueles que ganham acima de R$ 30 mil mensais são juízes, promotores, desembargadores, ministros e o presidente da República, ou seja, cargos que a Proposta de Emenda Constitucional nº 32, a PEC da reforma administrativa, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, não mexe.

O estudo do Ipea analisou os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019, que mostram que, dos 11,5 milhões de vínculos de trabalho no funcionalismo público do Brasil, em 2018, metade deles recebia mensalmente os R$ 2.727. Outros 25% ganham R$ 1.566.

O coordenador do estudo, Félix Lopes, disse que o estudo mostra que a realidade do funcionalismo público é bem diferente do que pensa a população em geral, e do que propagandeia o governo federal para forçar que a reforma administrativa seja aprovada.

“Os salários mais altos estão restritos a um pequeno grupo, mas o funcionalismo público é tratado como se esse fosse o perfil dominante”, disse.

A maioria dos profissionais que ganha menos de R$ 3 mil por mês são justamente os que estão na linha de frente do combate à Covid-19. São profissionais de saúde, educadores, entre outros.

Municípios

Ainda segundo o estudo, a maioria do funcionalismo está lotada em municípios, onde os salários são mais baixos. São 6,51 milhões de trabalhadoras e trabalhadores nas esferas estaduais.

Já aqueles lotados nos estados são 3,45 milhões, enquanto a minoria, 938,71 mil, são do serviço público federal. A maioria deles trabalha no Executivo das três esferas.

“Seis em cada 10 servidores trabalham nos municípios, três em cada 10, nos estados, e somente 8% são servidores federais”, disse o coordenador do estudo.

Média salarial

Em geral, as médias salariais dos(as) trabalhadores(as) do serviço público são: executivo municipal, R$ 2.970; legislativo municipal, R$ 4.238; executivo estadual, R$ 4.810; legislativo estadual, R$ 7.685; legislativo federal, R$ 9.298; executivo federal, R$ 9.438; judiciário estadual, R$ 10.195; e judiciário federal, R$ 15.274.

Com informações da CUT.