Segurança dos dados e uso consciente da internet são temas de curso da ISP
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    30/07/2021

O SindSaúde-SP participou do terceiro e último dia de Formação de Organizadores em Direitos Digitais, realizado na última quinta-feira (29). O curso, promovido pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), abordou desta vez a segurança dos dados das trabalhadoras e dos trabalhadores diante das terceirizações e privatizações dos serviços de tecnologia e inteligência por parte dos governos em todo o mundo.

“Quem tem os dados tem o poder”, afirmou a Dra. Christina Colclough, pesquisadora das relações de trabalho com o processo de digitalização, que ministrou o curso. “Se o seu empregador (seja ele governo, autarquia ou fundação) está utilizando um servidor de outro país e/ou empresa privada, significa que seus dados, como documentos, endereço, entre outros dados pessoais, pertencem também a eles. Agora, nos cabe questionar: como e por quem essas informações estão sendo utilizadas?”, completou.

Christina contou que há empregadores monitorando as telas dos trabalhadores e trabalhadoras, não apenas para saberem quais os sites pelos quais navegam, mas registrando com capturas de imagem, o print, o que foi digitado.

“Isso é um risco, pois é possível registrar as senhas pessoais daqueles trabalhadores com esse tipo de sistema ou até mesmo saber se estão doentes devido às suas pesquisas na internet ou compras em uma farmácia on-line, por exemplo. E o trabalhador nem faz ideia de que isso esteja acontecendo”, relatou.

Para a pesquisadora, é direto das trabalhadoras e trabalhadores saberem se são monitorados, como são, o que será feito com essas informações e como elas são armazenadas, se é de maneira segura ou não.

Uso consciente

Outro ponto abordado por Christina é que devemos saber quais sites, aplicativos e redes sociais coletam as informações de usuários para vender os perfis como produtos para os anunciantes. Em sua fala, a pesquisadora alerta que essa é uma prática de todas as empresas do Facebook, como Instagram e WhatsApp.

Curso

Apesar de ser o último dia de curso, os participantes continuarão estudando o assunto e compartilhando como defender os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores diante do processo de digitalização.

Pelo SindSaúde-SP, fazem parte do treinamento a secretária-adjunta de Administração e Finanças e presidenta do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Maria Aparecida Godoi de Faria, e o secretário de Comunicação e Imprensa, Alexandre Senna.