PL da enfermagem: cerca de um milhão dizem ‘sim’ ao projeto do piso nacional
    Autor: SindSaúdeSP
    03/08/2021

Crédito Imagem: SindSaúdeSP

Quase um milhão de internautas já acessaram o portal e-Cidadania do Senado, até a noite de ontem (2), pedindo que o Projeto de Lei 2.564/20, que institui o piso nacional da enfermagem e jornada de 30 horas semanais, seja aprovado.

A proposta, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), está tramitando no Senado e será colocado na pauta de votação quando o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, assim definir.

O PL institui jornada semanal máxima de 30 horas e piso salarial de R$ 7.315 para enfermeiros e enfermeiras; de R$ 5.120,50 para técnicos e técnicas; e R$ 3.657,50 para auxiliares.

No entanto, o PL enfrenta forte lobby do setor privado da saúde, que é contrário ao projeto, assim como alguns prefeitos, gestores de entidades filantrópicas e o próprio Pacheco, sob a alegação de falta de recursos para arcar com os custos do piso.

Consulta pública

Dos 989.660 internautas que acessaram o portal e-Cidadania para responder à consulta pública sobre o projeto, 958.038 votaram a favor da proposta.

O SindSaúde-SP, que há alguns anos conquistou, ao lado das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público do estado de saúde, a jornada de 30 horas para o pessoal das áreas técnica e administrativo da administração direta, apoia o PL 2.564, por entender que os profissionais da enfermagem merecem obter esses direitos.

Há mais de duas décadas os profissionais de enfermagem batalham pelo piso nacional e pela jornada de 30 horas. Agora, mais do que nunca, estão próximos de obter êxito.

Portanto, todos devem manter-se mobilizados e unidos para que, finalmente, essas trabalhadoras e trabalhadores possam conquistar o direito de viverem com dignidade.

Com informações da CUT.