Veja como calcular a sua fatia do lucro do FGTS; dinheiro vai para conta até o fim de agosto
    Autor: SindSaúdeSP
    20/08/2021

Crédito Imagem: SindSaúdeSP

Recentemente, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) anunciou que vai distribuir 96% do lucro que o fundo obteve no ano passado. A distribuição dos R$ 8,129 bilhões (o FGTS lucrou R$ 8,467 bilhões em 2020) para cerca de 51 milhões de trabalhadores e trabalhadoras vai ocorrer até 31 de agosto. Mas, importante salientar, esse dinheiro não vai para o bolso do(a) trabalhador(a), mas para a conta.

Para saber quanto é a sua fatia do lucro, o cálculo é muito simples: basta multiplicar 0,01863517 pelo saldo registrado em 31 de dezembro de 2020. Exemplo: se você tinha R$ 1.000,00 de saldo naquela data, vai receber R$ 18,63 do lucro. Ou seja, quanto mais dinheiro na conta, maior será o valor a receber.

Quem tiver mais de uma conta, mesmo as inativas, também receberá crédito, desde que elas tenham, no entanto, registrado crédito no último dia do ano passado.

O saldo do FGTS pode ser consultado no site da Caixa ou no aplicativo do fundo disponível para os sistemas Android e iOS. As pessoas que não têm acesso à internet, podem ir a uma agência do banco e fazer a consulta.

Importante frisar que esse dinheiro fica na conta, só podendo ser sacado nos casos previstos em lei, que são demissão sem justa causa, doenças previstas e compra da casa própria.

Quem sacou

As trabalhadoras e trabalhadores que sacaram o dinheiro do FGTS depois de 31 de dezembro vão receber o porcentual que tinham naquela data. Os(as) que realizaram o saque de aniversário e/ou emergencial vão receber o lucro sobre o saldo restante naquela data. Já os(as) que sacaram antes, não terão direito.

Por fim, aqueles(as) que pediram demissão e estão com a conta inativa há três anos, e que não trabalharam registrados nesse período, poderão sacar o fundo e receber a distribuição do lucro.

Com informações da CUT.