SindSaúde-SP discute a importância do SUS na 7ª Conferência de Saúde de Ferraz
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    24/09/2021

A presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro, participou, na manhã desta sexta-feira (24), da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana de São Paulo. Esta edição do evento teve como tema “O SUS Salva, o SUS é de todos”, uma das bandeiras históricas do Sindicato.

Cleonice participou da mesa que debateu o “A consolidação dos princípios do SUS e dos trabalhadores”. Além dessa discussão, haverá outras duas mesas que irão debater “A Saúde como direito” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

Representando o SindSaúde-SP, também esteve na conferência a diretora da Região de Mogi das Cruzes, Kátia Aparecida dos Santos.

Em sua fala, a presidenta do SindSaúde-SP abordou a importância dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente durante a pandemia de Covid-19. Ela também destacou a dura desvalorização que esses profissionais estão sofrendo há anos.

“Os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde foram aplaudidos (durante a pandemia), mas não foram valorizados. No estado de São Paulo, os trabalhadores da saúde já vinham sofrendo e adoecendo com a falta de condições de trabalho e salários dignos e, ainda assim, se mantiveram na linha de frente do combate ao coronavírus e foram voluntários nos testes de vacinas. Com a pandemia, foram obrigados a ampliar jornadas de trabalho e se expor cotidianamente ao risco da contaminação”, enfatizou Cleonice.

Também foi tema de sua fala os riscos a que esses trabalhadores estão expostos. “Até agosto de 2021, foram confirmados pelo menos 123 mil casos de Covid-19 entre trabalhadores da saúde no estado de São Paulo. Não se sabe o número de trabalhadores que foram (a óbito) em decorrência dessas contaminações”, ressaltou.

O evento, que segue até as 17h desta sexta, está sendo realizado no Ginásio Municipal Marcílio Guerra, em Ferraz.  Para ver as fotos da atividade clique aqui!

Conferência

Tanto o conselho de saúde quanto a conferência estão previstas na legislação do SUS para o controle social e ambos têm participação tripartite, ou seja, é composto pela gestão, por trabalhadores(as) e por usuários.

“A conferência é uma das instâncias para o planejamento da saúde em todos os níveis. Aqui o nível municipal e daqui a dois anos terão as etapas estadual e federal e, em todas, trarão diretrizes para o planejamento”, explicou o presidente do Conselho, José Juvenal dos Santos.

Com informações da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos