Suzano: Defesa do SindSaúde-SP por contratação via concurso público é tema de reportagem
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    05/10/2021

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, anunciou nos últimos dias que o Hospital das Clínicas de Suzano será reaberto a partir de 2022, contudo, a boa notícia veio com o balde água fria, quando o responsável pela pasta informou que as contratações serão via chamamento público, por intermédio de uma organização social (OS), e não por meio de abertura de concursos como defende o SindSaúde-SP (clique aqui e leia na íntegra).

A forma de contratação para o HC foi tema da reportagem do “Diário de Suzano”, no qual entrevistou a diretora da região de Mogi e Alto Tietê pelo SindSaúde-SP – que atende à cidade Suzano –, Kátia Aparecida dos Santos.

Em entrevista, a diretora salientou que os trabalhadores não terão a mesma segurança em relação ao vínculo empregatício proposto pelo estado. “Nós defendemos o concurso público e não o chamamento. O concurso nos dá mais segurança em relação ao tempo de trabalho, ao contrário do chamamento”, disse Kátia.

Entenda o caso

O HC de Suzano é uma unidade de retaguarda, com internações de longa permanência e, antes da pandemia do Covid-19, foi construído um complexo hospitalar no mesmo terreno. A nova unidade seria transformada em hospital geral para atender à região.

“Porém, nada disso aconteceu. Quando a pandemia começou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) reivindicou para a Secretaria da Saúde que o HC virasse referência para o atendimento de específico aos casos de Covid”, relatou a diretora à imprensa do SindSaúde-SP.

Ainda segundo Kátia, na ocasião, a Prefeitura de Suzano contratou profissionais temporários para atender a demanda. “Atualmente, o hospital voltou a ser um complexo vazio”, contou e completou: “Agora acho mais do que justo a abertura. Ela vai dar todo o suporte necessário. Essa estrutura aqui na região vai ser de grande valia.”