Frente Ampla é lançada com bandeira de resistência contra desmonte do SUS
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    08/11/2021

Tendo como mote ser um foco de resistência contra o desmantelamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, de atuar no sentido de ajudar a construir políticas públicas de saúde, foi lançada na tarde de sexta-feira (5), em audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a Frente Ampla em Defesa do SUS, coalizão que une movimentos e coletivos sociais; entidades de trabalhadores, como o SindSaúde-SP; conselheiros de saúde; e lideranças políticas.

Como representantes do SindSaúde-SP, participaram da audiência a presidenta do Sindicato, Cleonice Ribeiro; o diretor (Região Oeste III) e conselheiro municipal de saúde, Silas Lauriano Neto; a secretária de Atividades Sociais e Culturais, Renata Scaquetti; e o diretor José Carlos Salvador (Região Oeste I).

Cleonice e Lauriano integraram a mesa do evento, que foi comandada pelo deputado estadual José Américo Dias. A presidenta do SindSaúde-SP lembrou da importância do lançamento da Frente Ampla em Defesa do SUS “em um momento de desconstrução do serviço público”.

“A pandemia reafirmou a importância do SUS, que conseguiu evitar que a tragédia (da crise sanitária) fosse maior. Ainda assim, houve muita desarticulação do governo federal no controle da pandemia, como a demora em comprar vacinas”, pontuou.

Ela também lembrou das lutas das entidades representantes dos profissionais de saúde, como o Sindicato, que precisaram entrar na Justiça para garantir o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) aos(às) trabalhadores(as) para assegurar-lhes proteção durante a pandemia.

“Antes mesmo da pandemia, a saúde vem sendo sucateada. Há anos estão tentando destruir o SUS e é importante nos lembrarmos que ele foi construído pelos movimentos populares, construído dia a dia. O SUS não nos foi dado”, lembrou a presidenta do Sindicato.

Governo do estado

José Américo Dias apontou que o SUS vive momentos difíceis, não só pelos ataques sofridos pelo governo federal, mas também a partir do governo estadual.

“O governo de Doria (João Doria Jr.) não atacou as vacinas (como fez o presidente da República), mas estava levando o SUS às últimas consequências usando as organizações sociais (OS’s). O controle delas por parte do governo do estado é fraco”, disse.

Reforçando não ser contra, especificamente, o uso das OS’s para solucionar alguns problemas existentes, o deputado criticou o que se chama hoje de “quarteirização” no serviço público. “Hoje, (o papel) das OS’s é gerenciar contratos em um processo de quarteirização liderado pelas grandes organizações”, disse.

Homenagem

Em sua fala, Silas Lauriano reforçou a importância do papel da Frente Ampla como um agente de mobilização e manutenção dos princípios que norteiam o SUS, que é o de oferecer um serviço público de qualidade, principalmente à população mais vulnerável.

Ele ainda aproveitou a ocasião para fazer uma homenagem ao médico e ex-deputado Carlos Neder, que faleceu de Covid-19 em setembro passado.

“Buscamos nominar a audiência pública como forma de homenagear o companheiro Carlos Neder, entretanto, por razões regimentais, não foi possível. Queremos, por meio da Frente Ampla, dar continuidade ao trabalho dele, que foi um grande defensor do SUS. Esta é a forma mais bonita de homenageá-lo”, disse, e concluiu: “Carlos Neder, presente!”.

Ao final do evento, o diretor do SindSaúde-SP também falou da carta manifesto de lançamento da frente, que está disponível em nosso site (clique aqui).

A audiência pública foi transmitida pela TV Alesp e você pode conferir o vídeo na página do SindSaúde-SP no Facebook.