Em vídeo, Gervásio Foganholi explica o que está por detrás do reajuste a profissionais de saúde
    Autor: SindSaúde-SP
    18/02/2022

No primeiro vídeo de uma série que está sendo preparada pelo SindSaúde-SP, o secretário de Administração e Finanças do Sindicato, Gervásio Foganholi, explica o que está por detrás da farsa do reajuste no salário dos profissionais de saúde, anunciado há uma semana.

O governador João Doria Jr. anunciou aumento de 20% no salário dos profissionais de saúde da área técnica e de 10% no do setor administrativo. O reajuste vale tanto para trabalhadores da ativa quanto para os aposentados, e deve começar a valer em março.

No vídeo, Gervásio explica: “O SindSaúde-SP vinha negociando o reajuste com o secretário estadual da saúde (Jean Gorinchteyn), mas sempre reivindicamos que nunca fosse feita distinção entre trabalhadores da área técnica e da área administrativa”.

Para que o reajuste passe a valer, no entanto, o governo do estado precisa encaminhar projeto para ser votado e aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o que não havia acontecido até o fechamento deste texto.

No anúncio, o governador não deu mais detalhes sobre se o reajuste incidirá sobre o salário base ou não, mas, com diz Gervásio, “o vice-governador, Rodrigo Garcia, sinaliza no anúncio de que o reajuste será, sim, sobre o salário base”.

O secretário do Sindicato ainda diz que, com todas as perdas que o funcionalismo público sofreu nos últimos dois anos, com a reforma da previdência estadual, que arrochou ainda mais os salários do pessoal da ativa e, também, de aposentados, e as duas reformas administrativas (leis 17.293, de 15 de outubro de 2020, e 1.361, de 21 de outubro de 2021), os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde praticamente vão pagar pelo reajuste.

Veja o vídeo abaixo: