Governo de SP encaminha à Alesp PL do reajuste de profissionais de saúde
    Autor: SindSaúde-SP
    03/03/2022

Notícia atualizada às 17:20

O governador de São Paulo, João Doria Jr., encaminhou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta manhã (3), o Projeto de Lei que institui reajuste de 20% para profissionais de saúde da área técnica e de 10% para os da área administrativa, além do pessoal da segurança pública. O PL foi protocolado no final desta tarde na Alesp e será publicado no "Diário Oficial do Estado" na manhã desta sexta-feira, quando só então será possível ver a íntegra do projeto.

Também foram protocolados outros dois projetos: o que cria o plano de modernização de carreira dos professores, com reajustes de até 73% para docentes da rede estadual, e o PL de aumento de 10,3% do salário-mínimo estadual, que vai para R$ 1.284 (faixa 1) e R$ 1.306 (faixa 2).

O anúncio do envio dos projetos foi publicado na conta oficial da rede social Twitter do governador e, também, em entrevista coletiva realizada hoje.

“Nessa manhã, a Assembleia Legislativa, na pessoa do seu presidente, Carlão Pignatari, recebe o projeto do Executivo de reajuste salarial para os profissionais da Educação, da Saúde, da Segurança e todos os demais servidores estaduais”, disse Doria.

Ainda segundo o governador, “as medidas passam a valer tão logo tenhamos a aprovação da Assembleia Legislativa, mas a data-base é 1º de março, seja qual for a data de votação e aprovação”, completou o governador, referindo-se ao fato de que pagará os valores retroativamente.

Trabalhador pagando a conta

Doria, que é pré-candidato do PSDB à Presidência da República, argumentou que a concessão do reajuste foi possível graças ao enxugamento da máquina pública e da atração de novos investimentos.

O funcionalismo público sabe, no entanto, que praticamente está pagando a conta do aumento encaminhado à Alesp, uma vez que a reforma da previdência estadual, de março de 2020, aumentou a alíquota de contribuição do pessoal da ativa e passou a cobrar também dos aposentados e pensionistas, devido à pandemia de Covid-19.

Além disso, Doria fez duas reformas administrativas, que acabaram com uma série de direitos e benefícios das trabalhadoras e trabalhadores da saúde, como o reajuste automático do adicional de insalubridade.

Acompanhe mais notícias sobre o PL do reajuste em nosso site e redes sociais.

* A nova versão inclui a informação de que o PL foi procolado na Alesp.