Em ano de eleição, governo libera FGTS e antecipa pagamento de 13º salário a aposentados
    Autor: SindSaúde-SP
    18/03/2022

Sob o argumento de que pretende dar uma injeção de recursos na economia, o governo federal anunciou a liberação de mais um saque extra do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de até R$ 1.000,00, e a antecipação do pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O anúncio foi feito ontem (17) pelo presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição.

O saque do FGTS estará disponível até 15 de dezembro. A princípio, a ideia de fazer o saque extra do FGTS parece muito boa, mas, conforme alerta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em nota em seu site, ela vai prejudicar a trabalhadora e o trabalhador, casos eles sejam demitidos, pois é justamente quando perdem o emprego que mais precisam de dinheiro.

Além disso, a grande maioria dos saques é de valor muito baixo, pois 79% das contas têm saldo médio de R$ 175 e não ultrapassam um salário mínimo, dinheiro com o qual não se compra nem mesmo uma cesta básica.

Enfim, o(a) trabalhador(a) que quiser sacar o extra do FGTS deve avaliar bem a situação para verificar se vale a pena mesmo fazê-lo.

13º salário

Também foi anunciada esta semana a antecipação do 13º salário para aposentados(as) e pensionistas do INSS. Com o adiantamento, o governo pretende injetar R$ 56 bilhões na economia. São mais de 36 milhões de aposentados e pensionistas.

A antecipação também já aconteceu em 2020 e 2021, e os pagamentos deste ano serão feitos nos calendários de abril e maio, como é possível conferir abaixo:

Com informações do UOL e da CUT