CUT lança campanha por igualdade de gênero nesta terça-feira (12)
    Autor: SindSaúde-SP
    12/04/2022

Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade na qual o SindSaúde-SP é filiado, fará o lançamento, nesta terça-feira (12), à campanha “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical”.

O ponta pé inicial será com debate, que será transmitido ao vivo pelas redes sociais da central, com a participação da ex-presidenta Dilma Rousseff; da vereadora de Curitiba (PT), Ana Carolina Dartora, da ex-diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil), dra. Laís Abramo; e da pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marilane Teixeira.

A meta da campanha é conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as desigualdades de gênero, promover igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, em espaços de poder e na sociedade em geral.

A ação se dará ao longo deste ano e de 2023 com ampla divulgação de materiais - vídeos, textos, informativos, além de atividades como seminários para debater o assunto e traçar estratégias de luta contra desigualdade.

“Faremos um processo formativo para a participação das mulheres nas negociações coletivas e nas negociações de políticas públicas em todos os temas como a saúde, a educação, a renda”, afirma Junéia Batista, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.

A campanha

Dividia em três eixos, a campanha abordará a igualdade na vida, estimulando e exigindo políticas públicas voltadas às mulheres; igualdade no trabalho, lutando contra a discriminação no mercado de trabalho o que se reflete em além de combater a exclusão das mulheres, na equiparação salarial; e igualdade no movimento sindical, para garantir espaços de participação das mulheres na representação da classe trabalhadora.

Com informações da CUT