Estado de SP tem 86% da população com ciclo vacinal completo
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    12/04/2022

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

O estado de São Paulo já vacinou com todas as doses necessárias para o ciclo vacinal completo contra a Covid-19 86,26% de toda a sua população. Se consideramos a população elegível a tomar a vacina (crianças a partir de 5 anos de idade), o estado imunizou 92,32% de sua população.

Se fosse um país, o estado de São Paulo estaria em segundo lugar entre as nações que mais avançaram na imunização, graças ao árduo trabalho de profissionais de saúde dos postos de vacinação e ao Sistema Único de Saúde (SUS), que possui toda a experiência e aparato necessário para fazer a imunização da população ser bem-sucedida.

Levando-se em conta os dados da plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, São Paulo ficaria atrás somente da Coreia do Sul, que vacinou 86,75% de sua população, de um total de 51,2 milhões de habitantes. São Paulo tem 46,6 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicada no ano passado.

Atrás de São Paulo no esquema vacinal completo aparecem China (86,08%), Japão (80%), Itália (79,27%), França (77,3%) e o próprio Brasil, que tem 75,53% da população com esquema vacinal completo.

No total, São Paulo aplicou 106.943.183 doses dos imunizantes contra a Covid-19, sendo 41.975.809 na primeira dose; 38.690.618 na segunda; 1.239.120 na dose única; e 25.037.636 na dose adicional.