Assis: Trabalhadores(as) do Hospital Regional tiram dúvidas sobre lei do “falso aumento”
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/04/2022

As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital Regional de Assis participaram de assembleia, no dia 4 de abril, que debateu os impactos das leis aprovadas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nos dois últimos anos, que foram enviadas pelo governo estadual. A atividade foi realizada pela diretora da subsede do SindSaúde-SP, Silmara Grassi, com o apoio do secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi.

Os diretores do SindSaúde-SP explicaram a “farsa do aumento” concedido governo estado, por meio das Leis Complementares nº 1.373/2022 (antes PLC 2) e nº 1.379/2022 (antes PLC 10), que no caso de quem ganha abaixo do piso estadual, praticamente, não teve nenhuma mudança salarial. E nos que ganham próximo ao piso ou um pouco acima, a mudança foi muito pequena.

Também foi apresentada a pauta da Campanha Salarial 2022, que foi aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras em assembleia geral, realizada no dia 24 de março, na capital paulista, e já foi protocolada nas 32 secretarias do governo. Entre as reivindicações estão o reajuste de 25,05% em relação ao montante total do salário e não apenas em relação salário-base, como na Lei Complementar 1.373/2022; o aumento real de 2%; o reajuste do Vale refeição de R$ 12 para R$ 35,13; que seja publicado o decreto prevendo o coeficiente de reajuste do Prêmio de Incentivo, que está defasado há anos; entre outras reivindicações.

“Tratamos da falta de valorização do funcionalismo diante da aprovação das reformas administrativas estaduais e das aprovações dos PLC’s do falso aumento. Porque os trabalhadores e as trabalhadores ao verem seus holerites perceberam que nada mudou”, relatou a diretora regional.

Corte da insalubridade

O corte do pagamento do adicional de insalubridade durante a concessão da licença-prêmio e licença saúde, também foi tema da assembleia, pois tem impacto negativo na remuneração dos trabalhadores, tendo em vista que compõe parte importante dos salários dos profissionais que enfrentam uma desvalorização crônica por parte do governo do estado.

Eleições para DSB’s

“Comunicamos também que o nosso Congresso está previsto para ser realizado em novembro deste ano e que, prioritariamente, estamos realizando as eleições para delegados e delegadas sindicais de base (DSB’s) e explicamos a importância da participação dos trabalhadores e trabalhadoras nesse processo para fortalecer a luta em defesa dos direitos dos profissionais de saúde”, explicou Silmara.

Para isso, a regional abrirá o período de inscrições para quem quiser disputar as eleições para DSB’s, que as inscrições serão realizadas entre os dias 25 a 29 de abril e as eleição serão realizadas durante a primeira quinzena do mês maio.

Continue acompanhando nosso site e redes socias para saber mais sobre as eleições para DSB’s e demais notícias de interesse dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde.