Dirigentes do SindSaúde-SP tomam posse no Conselho Municipal de Saúde da Capital
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    27/04/2022

Os diretores do SindSaúde-SP, Silas Lauriano Neto e Amélia Oliveira, tomaram posse no Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Paulo, na tarde da última terça-feira (26). Silas, que é diretor da região oeste III, foi eleito pela segunda vez para representar os trabalhadores e as trabalhadoras estaduais municipalizados nas discussões do conselho.

“A presença dos representantes dos trabalhadores, mais especificamente, do SindSaúde-SP no Conselho de Saúde do Município de São Paulo é fundamental, tendo em vista à defesa do próprio Sistema Único de Saúde, do controle social do SUS e mais, especificamente, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, seja nas condições de trabalho e atendimento, seja na fiscalização e luta em torno de um financiamento adequado ao SUS”, afirmou Silas e completou: “Sobretudo no que tange aos direitos de sua participação efetiva no controle social, ação cidadã crucial na defesa do SUS no município e no Estado de São Paulo.”

O diretor do Sindicato também destaca atuação do SindSaúde-SP na defesa da abertura de novos concursos públicos e pela Administração Direta no SUS.

Já Amélia, que é diretora do SindSaúde-SP da região Leste II da capital, foi indicada como suplente para o biênio 2022-2023. “Nesse meu primeiro mandato, ainda que como suplente, espero poder ter voz para enfrentar o desmonte do SUS e os desmandos governamentais sobre o serviço público de saúde”, contou a diretora.

Amélia também reforçou a importância da participação do SindSaúde-SP no Conselho. "A representação do Sindicato no Conselho Municipal de Saúde é muito importante no sentido de participarmos ativamente do Controle Social, e na forma como a saúde pública e o SUS estão sendo administrados pelo poder público."

Além disso, a diretora relata que estará participando ativamente das reuniões na mesa de negociação da Secretaria Municipal de Saúde. “Este espaço é de total importância e determinante para os trabalhadores estaduais municipalizados. Espero que essa tarefa a mim proposta, no meu primeiro ano na direção regional, seja bem produtiva para benefício dos trabalhadores municipalizados”, finalizou.

Conselho

São os conselheiros que auxiliam na elaboração de estratégias e fiscalizam as políticas públicas da área da Saúde. No caso do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo a composição é quadripartite, ou seja, e composto por representantes dos usuários e dos trabalhadores da saúde, entre eles, gestão, de instituições de ensino superior e prestadores de serviços.