Unicef alerta para queda no índice de vacinação infantil no Brasil em dois anos
    Autor: SindSaúde-SP
    29/04/2022

Desde 2019, a vacinação infantil está em queda no país, muito em função do discurso negacionista e de desinformação em relação à eficácia de vacinas. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta que, atualmente, três em cada dez crianças brasileiras não receberam a vacina Tríplice Viral D1 (sarampo, caxumba e rubéola) em 2022. Naquele ano, o índice era de 93,1%.

No que diz respeito à poliomielite, em 2019, 84,2% das crianças estavam imunizadas contra a doença que pode causar paralisia infantil. Este ano, o índice caiu para 67,7%.

Inclusive, o Brasil está entre os países das Américas com alto risco de volta da poliomielite, segundo relatório elaborado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) do ano passado.

Ações urgentes

Devido aos riscos iminentes, o Unicef cobra ações urgentes do governo federal, para que restabeleça a urgência de programas de imunização de rotinas, com foco em campanhas que incentivem a vacinação de crianças, adolescentes e suas famílias, principalmente aqueles mais vulneráveis.

A vacinação de crianças e adolescentes é obrigatória no país, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de ser considerada um direito constitucional.

Lembrando que, ao longo desta semana, a Organização Pan-Americana (Opas) está realizando a 20ª Semana de Vacinação nas Américas, que se encerra amanhã (30).

Para saber mais a respeito, acesse:

Semana de Vacinação nas Américas vai até 30 de abril. Consulte o calendário

Para ter acesso ao calendário de vacinação, clique aqui.