Juventude da CUT faz visita ao SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    14/06/2022

O SindSaúde-SP recebeu, na última segunda-feira (13), a visita da secretária Nacional de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Cristiana Paiva. Trabalhadora da agricultura familiar no estado de Roraima, Cristiana é responsável por articular nacionalmente as ações da juventude em todos os estados e ramos de atividade que compõem a base da CUT.

“O SindSaúde-SP é um sindicato de grande tradição cutista e referência na organização e formação sindical de trabalhadores. É uma honra para mim ter a chance de conhecer esse sindicato assim, tão de perto, para além do que acompanho pelas redes sociais e nas reuniões da executiva nacional da CUT, onde o ramo da seguridade social é representado pela companheira Maria Faria, diretora deste sindicato”, disse Cristiana.

Renata Scaquetti, secretária de Igualdade de Oportunidades do SindSaúde-SP, fez uma apresentação de como se dá o trabalho da secretaria e os desafios de tratar o tema da juventude numa categoria que há anos vem sofrendo com o descaso dos sucessivos governos estaduais que privilegiam o contrato via Organizações Sociais da Saúde (OSS) em detrimento da realização de concursos públicos.

“Os jovens que acessam e procuram o sindicato relatam o que já sabemos, o alto grau de precarização dos contratos a que estão submetidos e a falta de estímulo e de concurso público, que se tornaram elementos desmotivadores para quem sonha em construir carreira na área da saúde pública. Esse é um desafio imenso para nós e que nos exigirá grande atenção no debate político-eleitoral deste ano”, explicou Renata Scaquetti.

Representação local
    Renata também explicou que o Sindicato está finalizando o processo de eleição de delegadas e delegados sindicais de base (DSBs) em todos os locais e regiões do estado e que essa concepção de organização por locais de trabalho é a mesma desde a fundação do Sindicato, que segue vigilante aos princípios da CUT. Contudo, a dirigente destacou que os novos tempos nos exigem melhor aprimoramento na utilização de instrumentos capazes de aproximar o diálogo dos trabalhadores com o Sindicato, e que a tecnologia, quando bem utilizada, é uma aliada importante neste desafio, em especial com a juventude.

Ação integrada
    Cristiana demonstrou especial atenção para a forma como a Secretaria de Igualdade de Oportunidades articula em si o diálogo e a pauta de trabalhadores e trabalhadoras que se identificam e atuam no campo do combate ao racismo, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e juventude. Disse que quando a ideia parte de uma concepção assim, baseada no conceito da interseccionalidade, isso faz sentido, ao contrário de algumas entidades, que quando propõem essa junção, estão olhando apenas para o fator financeiro. “Isso não podemos aceitar, porque esses temas são importantes para o conjunto da classe trabalhadora”, destacou.

Projeto CUT DBG
    A Secretária Nacional de Juventude reforçou o convite ao SindSaúde-SP para que envie representação ao Encontro Regional Sudeste da Juventude que acontecerá dias 09 e 10 de julho e que reunirá a juventude sindicalista dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais para dialogar sobre as ações da juventude para o segundo semestre de 2022. “Esta é uma ação em parceria entre a CUT e a DGB Bildungswerk, uma espécie de instituto de formação da central sindical alemã. É um momento importante para nosso futuro e nele teremos jovens de diversas categorias dialogando e construindo ações unitárias. A saúde não pode ficar de fora”, reforçou Cristiana Paiva.