Trabalhadores(as) das empresas de ônibus entram em greve na capital
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    14/06/2022

Hoje (14), a grande maioria das trabalhadoras e trabalhadores das companhias de ônibus estão em greve.

O motivo é a falta de acordo, entre a categoria e os patrões, na negociação sobre salários, benefícios e condições de trabalho.

A greve é um direito garantido pela Constituição, por isso os(as) trabalhadores(as) têm legitimidade para a realizar a paralisação.

Entretanto, a maioria do transporte público na cidade de São Paulo é realizada pelas linhas municipais de ônibus, com uma frota de 1.314 linhas e um total de 15 mil veículos. Desse total, 832 linhas operam por meio de concessão e as outras 832 com permissão.

Em relação aos outros transportes públicos da capital, por ano, os ônibus transportam 3 bilhões de passageiros, o metrô  900 mil e a CPTM 700 milhões.

A greve de ônibus é a que mais atinge os trabalhadores(as), pois a grande maioria depende desse transporte para chegar ao local de trabalho. Por conta disso, a prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio na cidade, o que gerou um verdadeiro caos no trânsito essa manhã.

Mas, de acordo com o site da SPTrans, nem todas as empresas de ônibus paralisaram nesta sexta-feira (14).

Saiba quais são as linhas que operam hoje na capital

Zona Norte

- Norte Buss

- Spencer

Zona Leste

- Transunião

- UPBUS

- Pêssego

- Allibus

- MoveBuss

Zona Sudeste

- Transunião

Zona Sul

- A2 Transportes

- Transwolff

Zona Oeste

- Transcap

- Alfa Rodobus

Empresas de ônibus que estão em greve

Zona Norte

- Santa Brígida

- Gato Preto

- Sambaíba

Zona Leste

- Express

- Viação Metrópole

- Ambiental

Zona Sudeste

- Via Sudeste

Zona Sul

- Campo Belo

- Viação Grajaú

- Gatusa

- KBPX

- MobiBrasil

- Viação Metrópole

Zona Oeste

- Transppass

- Gato Preto

Com informações do site da SPTrans e da Prefeitura de São Paulo.