Aprovada vacinação com Corovac para crianças de 3 a 5 anos
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    14/07/2022

Ontem (13) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela autorização em caráter emergencial da aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos de idade. A produção do imunizante é realizada pelo Instituto Butantan.

A decisão foi durante a reunião da diretoria colegiada, seguindo as recomendações das áreas técnicas da Anvisa de aplicação das duas doses da vacina contra o Coronavírus, respeitando o intervalo de 28 dias. Entretanto não foi aprovada a vacinação para crianças imunossuprimidas.

Baseada em diversos estudos no país e no exterior, a decisão levou em conta a eficiência das vacinas em crianças na faixa etária a partir dos três anos.

No Chile foi realizado um dos estudos clínicos que mostrou 55% de efetividade da Coronavac na prevenção à hospitalização de crianças que contraíram a Covid-19. Foram detectadas menos reações do que nos adultos e uma quantidade maior de anticorpos, nas crianças que participaram de estudos clínicos.

Ainda não se tem previsão do início da vacinação pelo plano nacional de vacinação, pois essa decisão cabe ao Ministério da Saúde.

Mortes por Covid-19 de crianças até 5 anos de idade

Nossa redação já havia alertado sobre a mortalidade de crianças menores de 5 anos por Covid-19. Os dados são alarmantes, foram 291 mortes de crianças com até cinco anos desde o primeiro dia do ano até 13 de junho de 2022. Em média são duas crianças mortas por dia e quase metade delas tinham menos de um ano de vida.

As últimas 24h também registraram aumento no número de mortes para 147 pessoas, com média móvel de 198, um aumento de 38%. O País também registra alta na média diária de casos confirmados de Covid-19, que ontem (27) foi de 54,4 mil.

No estado de São Paulo a média móvel de mortes subiu de 47 para 62 na última semana, cerca de 31%. E o número de casos novos subiu 36% em média, de 5489 para 7478. Desde o início da pandemia morreram 170.614 mil pessoas no Estado, com 5 milhões 687 mil e 485 casos de Covid-19 confirmados.

De acordo com os dados Fundação SEADE - Sistema Estadual de Análise de Dados, o índice de letalidade no Brasil é de 2,1%, e no estado de São Paulo é de 3%.

Esses números chamam a atenção pois confirmam a tendência de aumento do contágio na região desde que o governo do estado de São Paulo a obrigatoriedade do uso de máscaras na maioria dos locais fechados.

As vacinas são a proteção mais efetiva para proteger a população contra os casos graves e as mortes por de Covid-19

Faça a sua parte pela saúde coletiva: vacine-se, use máscaras, higienize as mãos e evite aglomerações.

Com informações da Agência Brasil.