Hoje (18), crianças a partir de 3 anos começam a ser vacinadas contra o Coronavírus em seis capitais
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/07/2022

Apesar do Ministério da Saúde ainda não ter publicado a orientação para o início da vacinação de crianças a partir dos 3 anos, na última sexta-feira (15), já havia sido iniciada a imunização a partir dos quatros anos na cidade do Rio de Janeiro. A partir dessa segunda-feira (18) Salvador, São Luís, Boa Vista, Belém, Manaus e Fortaleza.

Será aplicada a vacina Coronavac, que é produzida pelo Instituto Butantan, em duas doses com intervalo de 28 dias. Por enquanto, nem o Estado de São Paulo, nem a capital paulista iniciaram a vacinação de menores de 5 anos.

Semana passada a imunização a partir dos 3 anos foi aprovada pela Anvisa

Na última quinta-feira (14) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela autorização em caráter emergencial da aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos de idade. A produção do imunizante é realizada pelo Instituto Butantan.

A decisão foi durante a reunião da diretoria colegiada, seguindo as recomendações das áreas técnicas da Anvisa de aplicação das duas doses da vacina contra o Coronavírus, respeitando o intervalo de 28 dias. Entretanto não foi aprovada a vacinação para crianças imunossuprimidas.

Baseada em diversos estudos no país e no exterior, a decisão levou em conta a eficiência das vacinas em crianças na faixa etária a partir dos três anos.

No Chile foi realizado um dos estudos clínicos que mostrou 55% de efetividade da Coronavac na prevenção à hospitalização de crianças que contraíram a Covid-19. Foram detectadas menos reações do que nos adultos e uma quantidade maior de anticorpos, nas crianças que participaram de estudos clínicos.

Ainda não se tem previsão do início da vacinação pelo plano nacional de vacinação, pois essa decisão cabe ao Ministério da Saúde.

Mortes por Covid-19 de crianças até 5 anos de idade

Nossa redação já havia alertado sobre a mortalidade de crianças menores de 5 anos por Covid-19. Os dados são alarmantes, foram 291 mortes de crianças com até cinco anos desde o primeiro dia do ano até 13 de junho de 2022. Em média são duas crianças mortas por dia e quase metade delas tinham menos de um ano de vida.

As vacinas são a proteção mais efetiva para proteger a população contra os casos graves e as mortes por de Covid-19

Faça a sua parte pela saúde coletiva: vacine-se, use máscaras, higienize as mãos e evite aglomerações.

Com informações da Rede Brasil Atual.