Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    01/09/2022

O mês de setembro é marcado pela campanha que dá destaque às ações para preservação da vida e prevenção ao suicídio: o Setembro Amarelo. O tema deve ser tratado com responsabilidade, para ajudar na conscientização da necessidade de cuidar da saúde mental. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens morrem devido ao suicídio, no caso das mulheres o índice, apesar de menor, também é preocupante, sendo 5,4% por cada 100 mil mulheres, de acordo com dados do site oficial da campanha (clique aqui e acesse).

Alertas

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da OMS, alerta as mudanças na vida social, imposta pela pandemia pode atenuar os fatores de risco para o suicídio, como o distanciamento físico, o isolamento de amigos e familiares e as perdas decorrentes da Covid-19.

A organização também explica que é possível notar os sinais antes que a pessoa tente agir contra a própria vida, de maneira verbalizada ou por seus comportamentos. “Falar sobre: querer morrer, sentir grande culpa ou vergonha ou sentir-se um fardo para os outros. Outros sinais importantes são sensação de vazio, desesperança, aprisionamento ou falta de razão para viver; sentir-se extremamente triste, ansioso, agitado ou cheio de raiva; ou com dor insuportável, seja emocional ou física”, destaca a entidade em seu site.

Importante

Uma das formas de prevenção é falar sobre suicídio de forma correta e segura. Para isso existem materiais de formação disponibilizados pela Campanha Setembro Amarelo (https://www.setembroamarelo.com/)

Preciso de ajuda?

Se você se sente sobrecarregado, sem vontade de sair da cama, não quer ver ninguém, anda com uma sensação angustiante, como se estivesse vivendo uma tristeza sem fim; ou até mesmo parou de sentir alegria pelas coisas que antes lhe faziam feliz, esses podem ser sinas de que você precisa procurar ajuda profissional para cuidar de sua saúde mental.

Sintomas como aqueles acima podem ser indícios de que você está vivendo um quadro depressivo e o mais indicado é que busque ajuda profissional, para receber orientações sobre como tratá-los de maneira adequada.

CVV

Se você ainda não sabe como procurar ajuda ou se não tem certeza se ainda precisa de ajuda, pode contar com um serviço especializado e gratuito de escuta e orientação, que é o Centro de Valorização da Vida.

Basta ligar para o 188 ou até mesmo entrar em contato por e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/) ou pelo chat disponível no site: https://www.cvv.org.br/.

Ao identificar um quadro depressivo, é possível evitar problemas maiores no futuro e, o mais preocupante, a vontade de tirar a própria vida.

Como está sua saúde mental?

Com informações da OPAS CVV e Setembro Amarelo