Sindicato unido e forte
desde 1989


    Trabalhadoras e trabalhadores de Araraquara realizam Etapa Regional do 13° Congresso SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/09/2022

    Crédito Imagem: sindsaude-sp

    A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, de Araraquara, foi realizada na última quinta-feira (08) na subsede da região. Confira a galeria de fotos no final do texto.

     

    O diretor da região de Araraquara, Denilson Aparecido Tochio, o secretário de comunicação, Antônio José Dechechi; o secretário de formação sindical, Jorge Alexandre Brás de Senna; a secretária de assuntos jurídicos, Regina Bueno e o assessor de Formação do Persio Plensack, fizeram a abertura da atividade, que também contou com o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP: Cleonice Ribeiro.

     

     

    Balanço

     

    As etapas locais da região de Araraquara foram realizadas nos meses de julho e agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

     

    O diretor da região, Denilson, falou sobre a realização das etapas locais em horários diferentes na mesma unidade: “realizamos as Etapas Locais sempre em horários diferentes de cada unidade de saúde, para abranger o maior número de trabalhadores possível, para que eles pudessem contribuir com as discussões e participar das demais etapas do nosso 13º Congresso. Foram realizadas etapas locais no Cocais em Casa Branca, no Cais de Santa Rita do Passa Quatro, em São Carlos no Ceme e demais unidades onde têm trabalhadores municipalizados, e no Hospital Nestor Goulart Reis, garantindo assim uma boa participação dos trabalhadores”.

     

    Denilson conta com animação sobre sua expectativa para essa etapa regional: “temos vários trabalhadores eleitos para essas demais etapas, eleitos pelos seus pares, com uma boa participação e espero que essa etapa regional seja bem participativa e produtiva como foram as etapas locais”.

     

    Os principais temas discutidos na Etapa Regional foram as eleições, a situação política, a democracia, o Sistema Único de Saúde (SUS), as condições de saúde e de trabalho.

     

    Jorge Alexandre, secretário de formação, fala sobre a importância do 13º Congresso e da organização da classe trabalhadora: “nosso sindicato é pautado pela organização no local de trabalho, e quem tem que dar a linha política para esse sindicato é o trabalhador e a trabalhadora, por isso que é extremamente importante o nosso Congresso, porque da etapa local, a gente vem pra etapa regional, e da etapa regional a gente vai fazer essa discussão na etapa estadual. Portanto, aqui na região de Araraquara, são os trabalhadores que levam a proposta para a estadual, onde nós vamos encontrar com todos os trabalhadores e as trabalhadoras do estado e ali trazer aquilo que é de importância pro trabalhador e pra trabalhadora, e a partir daí a gente consegue organizar ainda mais a nossa categoria”.

     

     

    Pautas

     

    Os(as) participantes se dividiram em grupo, pela manhã, para fazerem a análise de conjuntura. Entre os principais temas debatidos tiveram destaque o ano eleitoral, a política e a situação em que vive o país, as eleições e o pós eleições em meio a pós pandemia. Para eles(elas) o que está em jogo é a democracia e a situação política, a desvalorização profissional, as perdas dos(as) trabalhadores(as) e a estabilidade, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), as perdas da população em geral e o direito à uma aposentadoria digna.

     

    Ao refletirem como essas questões os afetam foram pontuadas o salário desvalorizado, a saúde precária, a perda de direitos, o endividamento cada vez maior da população, o cansaço, o desânimo físico, e psicologicamente o aumento do estresse.

     

     

    Próximos passos

     

    Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

     

    Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

     

    Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

    #13CongressoDoSindSaúdeSP

    #SomosAsEstrelasDoSUS

     

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não