Etapa regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP na região norte da capital é realizada no CHM
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    13/09/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região Norte da cidade de São Paulo realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, nesta sexta-feira (09), no Auditório do Ambulatório do Complexo Hospitalar do Mandaqui (CHM). Confira a galeria de fotos no final do texto.

A abertura do evento contou com a presença do diretor da região norte da capital: Florisvaldo Rodrigues, do secretário de administração e finanças, Gervásio Foganholi, e da Joana Biava, técnica da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), além do vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP: Cleonice Ribeiro.

Balanço

As etapas locais da região norte da capital foram realizadas nos meses de julho e agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Os principais temas discutidos nessa Etapa Regional foram, o Sistema Único de Saúde (SUS), o piso salarial da enfermagem, as condições de trabalho e a perda de direitos dos(as) trabalhadores(as).

O diretor Florisberto falou sobre a importância dessa atividade para os(as) trabalhadores(as): “a gente nunca teve uma etapa aqui, é a primeira vez, acho que deu pra perceber a felicidade deles pela importância desse momento, de fazer esses debates, em grupo, dentro do local de trabalho. Então eu acho que foi um aprendizado para todos nós. Tanto para mim, que já tive em outros Congressos do SindSaúde-SP, quanto para aqueles que estão chegando agora fez uma diferença muito grande essas discussões”.

Sobre a importância do 13ֻ Congresso do SindSaúde-SP, Florisberto conta que “o Congresso era pra ter acontecido ano passado, porque a gente faz o Congresso a cada três anos. Achei excelente o que trouxemos para debater aqui, foram levantados temas importantes para que a categoria possa desenvolver, e daqui pra frente trabalhar com as propostas que fizemos aqui e que irão colaborar para os debates na etapa estadual do 13º Congresso”.

Pautas

Os(as) trabalhadores(as) se dividiram em grupos, pela manhã e realizaram a análise de conjuntura. Que teve como temas principais o piso salarial da enfermagem, a perda de direitos trabalhistas, as condições de trabalho e estrutura dos hospitais, o desmonte do SUS, as terceirizações, e a maneira como os servidores públicos estaduais são identificados: ora como heróis, ora como bandidos. Em relação ao que está em jogo, foi destacado a saúde do trabalhador, o jogo político dos nossos governantes com a saúde da população, a falta de recursos para a subsistência, a aposentadoria, a vida funcional e psicológica e todos os direitos que foram adquiridos ao longo dos anos.

Ao refletirem sobre como essas questões os(as) afetam, eles pontuaram a falta de profissionais concursados, falta de medicamentos, falta de compromisso do governo com a classe trabalhadora, a falta de recursos, a saúde mental e psicológica tanto da categoria quanto da população, a desmotivação e sobrecarga no trabalho, o enfraquecimento da categoria com a falta de filiação sindical e a perda de ótimos profissionais.

Após a análise de conjuntura, a técnica do Dieese, Joana Biava, apresentou os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região norte da capital. Depois os(as) trabalhadores(as), apresentaram os desafios em relação ao mapeamento apresentado que são: divulgar a qualidade do sindicato e dos serviços prestados; superar o medo e a apatia dos trabalhadores; intervir nas instâncias de representação, tais como o Conselho Gestor e a Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat); ter disponibilidade para a ação sindical, divulgar mais as atividades do sindicato, dar visibilidade para os Delegados Sindicais de Base (DSBs) nas unidades; filiar trabalhadores terceirizados; filiar os trabalhadores dos maiores hospitais que são o CHM e o hospital Padre Bento; e divulgar as parcerias para atividades de lazer.

Carmem Lúcia Elias, delegada sindical de base do hospital Padre Bento, de Guarulhos, contou como foi sua participação nessa atividade: “eu achei essa etapa regional muito proveitosa, e muito interessante para a gente discutir vários temas que são muito importantes para o nosso trabalho. A atividade foi ótima, eu gostei muito porque nós conseguimos interagir e nós conseguimos ver bastante diversidade de temas, cada um falou um pouco sobre negociação, sobre sindicalização, sobre a importância das secretarias do sindicato, sobre as estratégias para a gente poder melhorar o nosso movimento”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS