Trabalhadores(as) da região do Quarteirão realizam Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    28/09/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região do Quarteirão da cidade de São Paulo realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS no auditório da sede do Sindicato, nesta quinta-feira (22). Confira a galeria de fotos no final do texto.

O diretor da região do Quarteirão da capital, Rubens da Silva, e dois membros da comissão organizadora do 13º Congresso: o secretário de administração e finanças, Gervásio Foganholi e a secretária de organização sindical Roseli Ilídio; além da técnica do Dieese, Joana Biava, fizeram a abertura da atividade, que também contou com o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP: Cleonice Ribeiro.

Balanço

As etapas locais da região do Quarteirão da capital foram realizadas entre os dias 08 e 26 de agosto, com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Os principais temas discutidos nessa Etapa Regional foram: democracia, direitos da população, eleições, condições de trabalho, política, crise econômica e social.

Rubens, diretor da região, fala sobre a atividade e de algumas questões apresentadas pela categoria, “a Etapa Regional do Quarteirão da Saúde, foi muito boa para os delegados, que esclareceram suas dúvidas com as informações que vieram da Joana do Gervásio e da Roseli. Deu muita segurança para eles, que saíram daqui bem seguros de si. Eles discutiram várias questões para serem apresentadas na Etapa Estadual do Congresso, e o que me impressionou foi o debate sobre a filiação dos funcionários. Principalmente sobre as questões sociais, culturais e esportivas, que hoje o funcionário precisa.

Ele também fala sobre a necessidades dos(as) trabalhadores(as), que vão além das questões relacionadas ao trabalho, “devido aos dois anos de pandemia, hoje todo mundo quer um pouco de lazer, quer sorrir melhor, quer levar a família pra passear. Mas, hoje em dia, os trabalhadores do estado têm uma dificuldade enorme devido ao baixo salário, e as perdas salariais que eles tiveram também. Então eu acho que essa discussão vai contribuir com os debates da Etapa Estadual do 13º Congresso”.

O delegado sindical de base, Eli Teodoro de Oliveira, fala sobre a participação dos delegados nessa Etapa Regional, “eu acho que essa Etapa Regional, que nós fizemos aqui no Quarteirão, foi ótima. Nós tivemos a participação de novos delegados, são delegados que estão na luta diária em seus locais de trabalho, junto com nosso diretor Rubens que está fazendo um trabalho maravilhoso dentro do Sindsaúde-SP. Esse 13º Congresso nós estamos construindo com muito trabalho. É isso aí companheiros, vamos à luta!”

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos pela manhã e realizaram uma análise de conjuntura, que teve como principais temas: democracia, direitos da população, eleições, condições de trabalho, política, crise econômica e social. Sobre o que está em jogo, foi pontuado: a vida, tudo o que se refere aos direitos adquiridos, o futuro da sociedade, emprego, saúde, trabalhos, oportunidades, a democracia e a sobrevivência da população.

A respeito de como estas adversidades os afetam, eles apontaram as questões sobre a saúde, o bem-estar, problemas emocionais, a dignidade, o respeito, a humanidade, a resistência, o compromisso, as condições de trabalho e de salário, as perdas de direitos salariais e a ameaça de extinção do funcionalismo público.

Na sequência, Joana Biava, técnica do Dieese, apresentou um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região do Quarteirão da capital. Depois, os participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como a necessidade de avanço nas ações sindicais e a concorrência com as outras entidades de representação.

Marcos Costa, delegado sindical de base, que trabalha no Instituto do Coração (Incor), fala sobre a sua primeira participação em um Congresso do SindSaúde-SP, “achei excelente essa atividade, minha participação nessa Etapa Regional do congresso abriu a nossa mente, deu a oportunidade da gente discutir nossas dificuldades que temos aqui no nosso Quarteirão, que são especificas. A gente está com muitas ideias e com uma equipe boa de delegados. Estamos com um apoio muito bom do SindSaúde-SP e a gente vai para a Etapa Estadual do 13º Congresso com boas ideias para serem discutidas e para tentar resolver os nossos problemas do Quarteirão e da saúde num modo geral. É um prazer imenso estar aqui nesse momento. E vamos à luta!

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS