Trabalhadores(as) da região de São José do Rio Preto realizam Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    04/10/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, foi realizada pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras da região de São José do Rio Preto na sexta-feira (23). Confira a galeria de fotos no final do texto.

A diretora da região de São José do Rio Preto, Cilmara Aparecida Figueira dos Santos, o secretário de administração e finanças e membro da Comissão Organizadora do 13º Congresso, Gervásio Foganholi, e o assessor de formação Pérsio Plensack fizeram a abertura da atividade. Na ocasião também foi exibido o vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro.

Balanço

A Etapa Regional contou com a participação de 27 trabalhadores(as) da região de São José do Rio Preto, que discutiram sobre o momento político do país, as eleições e a democracia.

A diretora, Cilmara, fala sobre os filiados da sua região, “São José do Rio Preto é uma região grande, que engloba mais de cem municípios. É uma região que tem muito aposentado, mais da metade da categoria é composta por aposentados e municipalizados, nós não temos um grande equipamento de saúde, porém temos um pessoal bem ativo em relação aos aposentados, um pessoal de garra, de luta, e estamos aqui para lutar e continuar lutando pelo SUS. E é uma região bem longe da cidade de São Paulo, porém, na medida do possível, a gente tá participando”.

O secretário Gervásio avaliou a atividade e as discussões realizadas pelos(as) participantes, “minha avaliação é muito positiva, tivemos boa participação dos trabalhadores, com propostas interessantes, principalmente na avaliação da conjuntura e no debate sobre o que isso vai afetar na vida dos trabalhadores. E o tema principal que foi apresentado pelos trabalhadores foi a questão do processo eleitoral, das eleições esse ano, mas eles também abordaram vários temas importantes como a privatização da saúde, o desmonte do Sistema Único de Saúde, e a importância de ter um governo que se identifica com o projeto dos trabalhadores e das trabalhadoras do estado de São Paulo. Um governo que defenda o Sistema Único de Saúde público, concursos públicos para trabalhadores, para que a gente tenha um serviço público de qualidade para toda população”.

Ele também falou sobre a filiação sindical dos(as) trabalhadores(as) da região, “então minha avaliação em relação ao processo de filiação dos trabalhadores numa região que não tem um equipamento grande, mas têm uma concentração de trabalhadores com um índice alto de filiados, é de que esse é um fator muito importante. E mostra que eles têm uma boa organização e uma conscientização do papel do sindicato, isso enche a gente de alegria e sabemos que serão encaminhados temas importantes dessa Etapa Regional para a Etapa Estadual do Congresso”.

Pautas

Durante a manhã, os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura, que teve como principais temas: a democracia, as eleições e o momento político no país. Sobre o que está em jogo, eles apontaram o futuro político e econômico do país, a vida, a nossa democracia, a soberania da nação, o Sistema Único de Saúde (SUS), e a liberdade.

Em relação a como isso os afetam, eles falaram sobre a vida cotidiana, o desemprego, a fome, a saúde, a educação, a questão econômica, o risco de prejudicar o financiamento da saúde, as condições financeiras, físicas, mentais e de trabalho.

Na sequência, o assessor Pérsio apresentou um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de São José do Rio Preto. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: a quantidade de OSS na região, as relação com as prefeituras que muitas vezes não fazem a gestão do SUS, a necessidade de fortalecer e instrumentalizar os(as) trabalhadores(as), e também de divulgar as conquistas do sindicato e as estratégias de sindicalização.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

Elisa Augusta de Oliveira, que é oficial administrativa e trabalha no Ambulatório de Especialidades de Santa Fé do Sul, falou sobre a sua participação na atividade, “eu estou muito feliz de estar participando dessa Etapa Regional em São José do Rio Preto. Já que a gente teve um período de pandemia em que nós não pudemos nos reunir, estou muito feliz de estar participando e espero participar da Etapa Estadual. Estou achando muito proveitoso os trabalhos, tá rendendo bem e a gente está muito feliz por estar participando

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS