Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP é realizada por trabalhadores(as) da região de Marília
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    04/11/2022

Trabalhadores e trabalhadoras da região de Marília, realizaram a Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, no Sindicato dos Bancários da cidade de Assis, dia 27 de setembro. Confira a galeria de fotos no final do texto.

A diretora da região de Marília, Silmara Grassi, os integrantes da comissão organizadora do 13º Congresso: Gervásio Foganholi, secretário de administração e finanças, Antonio José Dechechi, secretário de comunicação e Pérsio Plensack, assessor de formação, participaram da abertura do evento. Na ocasião também foi apresentado o vídeo de boas vindas da presidenta do SindSaúde-SP Cleonice Ribeiro.

Balanço

Nos meses de julho e agosto foram realizadas as Etapas Locais da região da região de Marília com ampla participação dos(as) trabalhadores(as) das unidades de saúde.

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram: política, eleições e o Piso da Enfermagem.

A diretora da região de Marília, Silmara Grassi, contou sobre a realização dessa etapa na atual conjuntura do período eleitoral, “realizamos a nossa Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP com o tema Somos as estrelas do SUS, com a participação de nós trabalhadores, e debatemos pautas importantes. Fizemos um resgate de todas as nossas conquistas, dos pontos prioritários, e deliberamos pautas importantes para o debate da Etapa Estadual do nosso 13ֻº Congresso. Estamos próximos ao período das eleições e fizemos essa fala com os trabalhadores, sobre a importância da escolha daqueles que estarão nos representando, do futuro da nossa nação, do que a gente tem de comprometimento, do que a gente de fato e precisa estar fazendo enquanto servidores públicos, enquanto trabalhadores e sindicalizados ao nosso sindicato SindSaúde-SP. E temos agora um direcionamento de propósito de trabalho da representação do sindicato e da nossa classe trabalhadora.”

O secretário Gervásio, disse que foi muito bom participar dessa atividade na sua região, “hoje mais uma etapa vencida, mais uma Etapa Regional do Congresso e pra mim eu estou muito feliz porque essa etapa é na minha região, na região a qual eu iniciei todo o processo de militância sindical e revi os colegas e os amigos de militância que fizeram um bom debate no dia de hoje, e tiramos grandes propostas para levar para a Etapa Estadual do nosso Congresso.”

O delegado Rodrigo Baione do Nascimento, que é fisioterapeuta e trabalha no Hospital Regional de Assis, falou sobre sua participação no evento, “estou como delegado sindical de base participando dessa Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP: Somos as Estrelas do SUS e gostei muito de participar ajudando a construir o sindicato. Porque o sindicato somos todos nós! Juntos somos fortes! E é muito importante a construção do sindicato pelos seus integrantes.”

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: o Piso da Enfermagem, política e eleições.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram o futuro da nação, desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), a democracia, os direitos conquistados e a segurança

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre insegurança, medo, instabilidade, incertezas, danos à saúde, desemprego, fome, a vida geral da população, educação, moradia, saúde, segurança pública e economia.

Na sequência, foi apresentado, pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de Marília. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: fortalecer a filiação na região, incentivar a participação dos filiados ativos e aposentados nas atividades e ações do sindicato.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

Sobre a atividade, o delegado Rodrigo destacou a importância de um dos temas debatidos, “as comissões sindicais são muito importantes para descentralizar as ações da diretoria do sindicato. Essas ações são importantes para todos os trabalhadores enxergarem que nós somos o sindicato e que essa construção coletiva é muito importante, porque nós somos as estrelas do SUS.”

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS