SindSaúde-SP participa do Encontro: A Saúde da População Preta no SUS
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    25/11/2022

O Encontro: A Saúde da População Preta no Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizado nesta sexta-feira (25) no Teatro Municipal de Mauá. E contou com a participação da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro e da diretora da região do ABC Mauá, Gilvania Santos Santana, que também é Conselheira Municipal de Saúde de Mauá.

Também participaram da atividade, a secretária de igualdade de oportunidades, Renata Scaquetti, a diretora da região Sul, Rita Lemos e a secretária de saúde do trabalhador, Janaína Luna Santos.

Promovido pela Prefeitura de Mauá, para celebrar o mês da Consciência Negra, o encontro teve como objetivo debater a saúde da população preta no âmbito do SUS e contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Gestor de Unidade.

A Conselheira e diretora do SindSaúde-SP, Gilvania, destacou a relevância de discutir a saúde da população preta, “o Conselho Municipal de Saúde de Mauá e a Secretaria Municipal de Saúde, entendendo a importância de fazer o debate da saúde da população negra, criou esse evento hoje. Tivemos diálogos importantes com encaminhamentos para fazer um grupo de discussão que irá implementar políticas de saúde da população negra no município. Agradeço a secretária de saúde Célia Bortoletto e a Vera Marina, do Controle Social pela realização dessa atividade.”.

Ela também destacou o papel do governo do prefeito Marcelo Oliveira (PT) em diversificar a atuação da secretaria de saúde, “é muito importante a gestão da entender que tem que ter ações voltadas a todas as especificidades dentro da saúde, tais como: a população negra, idosa, adolescente e as mulheres. A secretaria faz parte de um governo democrático popular que assume a responsabilidade da gestão pública. Só tenho a agradecer todo o empenho da nossa secretária e do nosso prefeito em entender a importância desse debate”.