SindSaúde-SP retoma diálogo com governo federal
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    13/02/2023

O SindSaúde-SP participou de reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no dia 3 de fevereiro, quando pediu apoio do governo federal para a pauta das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde do estado de São Paulo.

Participaram da reunião a presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro; a secretária-geral, Célia Regina Costa; o secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi; a secretária de Assuntos Jurídicos, Regina Bueno; e a secretária de Saúde do(a) Trabalhador(a), Janaína Luna.

A direção do SindSaúde-SP avalia que a reunião marca a retomada do diálogo do Sindicato com o governo federal, que foi interrompido em 2016, na ocasião do golpe que destituiu Dilma Rousseff da presidência da República. Além disso, Alexandre Padilha, que é médico e já foi ministro da Saúde, entre os anos de 2011 e 2014, sempre se mostrou sensível às pautas dos(as) profissionais da Saúde e diversas vezes apoiou as lutas dos(as) trabalhadores(as).

Um dos pontos tratados durante a reunião, foi a possibilidade de uma negociação conjunta entre o SindSaúde-SP e o novo governo estadual, para estabelecer uma aproximação e iniciar um diálogo com a nova gestão, respeitando a autonomia inerente aos entes federados; com o objetivo de dar continuidade à Mesa Permanente de Negociação.

O SindSaúde-SP reforça a luta pela valorização salarial e melhores condições de trabalho dos(as) profissionais de saúde, e busca a aplicação do piso nacional da enfermagem por parte do governo do estado.

Na avaliação do Sindicato, aqui em São Paulo se houver vontade política por parte do governo estadual, o piso da enfermagem já pode ser aplicado, além de atender às reivindicações de reajuste salarial de 50% e aumento real de 5%, tendo em vista que há verba e limite fiscal, conforme análise da subseção do Dieese no SindSaúde-SP.