SindSaúde-SP confirma oito mortes por Covid-19 de trabalhadores e trabalhadoras que atuavam no serviço público de saúde no estado de São Paulo
    Autor: Secretaria de Comunicação e Imprensa
    27/04/2020

Esse final de semana, infelizmente, a saúde pública estadual teve mais duas grandes perdas. O médico Edson Yukinari Takeda, de 55 anos, morreu devido a Covid-19 no sábado (25). Ele trabalhou no Centro Especializado em Reabilitação Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti e estava atendendo duas vezes por semana na Santa Casa de Suzano. Edson era asmático e estava internado no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, desde o dia 13 de abril.

No dia seguinte (26), o médico cirurgião Paulo Gonzales, de 60 anos, que trabalhava no Hospital Geral de São Mateus, também perdeu a batalha contra o Covid-19. Eles se somam na triste de lista de trabalhadores e trabalhadoras da saúde no estado de São Paulo que foram vítimas de Coronavírus, totalizando oito casos confirmados, pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde de São Paulo (SindSaúde-SP). Mas sabemos que esse número pode ser maior.

Casos anteriores
    Na última quinta-feira (23), recebemos a informação de que havia falecido Roseli Lúcia de Oliveira, enfermeira de 64 anos que trabalhava no Hospital Heliópolis. Roseli era filiada ao SindSaúde-SP e segundo a família a morte foi devido ao Covid-19. No mesmo dia, foi registrada a perda do médico Elismar Almeida Amador, ortopedista de 57 anos, que trabalhava no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos.

A trabalhadora do Hospital Geral de Guaianazes, Patrícia Almeida, faleceu dia 12 de abril. Ela faria 45 anos nesta segunda-feira, 27 de abril. Segundo informações de trabalhadores, colegas de Patrícia, ela deu entrada no hospital no dia 11 de abril, com suspeita de Covid-19. Ela atuava na parte administrativa do setor de remoção, por uma empresa terceirizada.

A enfermeira Ione, que trabalhava no Hospital Geral de Taipas faleceu na madrugada do dia 7 de abril, segundo informações coletadas nas redes sociais, sob suspeita de Covid-19.

No Hospital do Mandaqui, na zona norte da capital paulista, foram registrados 13 casos por Covid-19. Destes 11 ficaram em casa de quarentena e um trabalhador chegou a ser entubado, mas já teve alta. Infelizmente, dois trabalhadores faleceram devido à doença, a enfermeira Maria e o técnico de enfermagem Carlos, ambos também trabalhavam no Hospital Municipal de Pirituba.

O SindSaúde-SP reforça que essas informações não são oficiais, são dados que chegam por meio de trabalhadores e trabalhadoras, que estão atuando nessas unidades. O Sindicato por diversas vezes em mesa negociação cobrou da Secretaria de Estado da Saúde (SES) a divulgação dos dados oficiais de afastamentos e das mortes.

A falta de transparência em um momento como esse é uma negligência, as informações oficiais precisam ser amplamente divulgadas, é um respeito necessário com as famílias e com os colegas de trabalho. Cada ocultação amplia o problema, já que pessoas que conviveram com infectados não podem se proteger, fazer os testes e identificar com rapidez a contaminação.

Além disso, o SindSaúde-SP vem cobrando incessantemente que sejam fornecidos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e que todos os trabalhadores passem por treinamento para garantir o uso adequado e assim evitar o contágio por Covid-19.