A enfermagem é linda e salva vidas!
    Autor: Ana Manente - Presidenta da Afiamspe
    14/05/2021

Meu nome é Ana Cristina Alves Rodrigues Manente, tenho 45 anos de idade. Sou enfermeira há 20 anos, no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e, atualmente, estou como presidenta da Associação dos Funcionários do Iamspe (Afiamspe).

Desde que iniciou a pandemia de Covid-19 em 2020, coloquei-me à disposição para retomar a minha função e ajudar as vítimas, pois sabia do meu compromisso com o juramento que fiz na presença de Deus e daquela assembleia, em 1999, de dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade. Prometi respeitar a dignidade e os direitos das pessoas (pacientes), exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade. E este é o momento em que a humanidade mais necessita dos profissionais da saúde.

Como presidenta da Afiamspe, atentei-me às necessidades das trabalhadoras e trabalhadores em ter seus equipamentos de proteção (EPIs), bem como todos os materiais e insumos necessários para atender os pacientes, garantindo os direitos daqueles que estavam na linha de frente de combate à Covid-19.

Em todo esse tempo de profissão, jamais imaginei que passaria por uma pandemia, a qual ceifaria a vida de milhares de pessoas, principalmente daqueles(as) que dedicaram suas vidas para salvar outras.

Minha esperança, neste ano de 2021, é de que possa haver, de fato, o controle da Covid-19. Que tenha vacina para todos. Que haja humanização. Que haja valorização dos profissionais da saúde. Que haja respeito.

A enfermagem é linda, salva vidas! Todo bom profissional é um guerreiro por enfrentar um sistema injusto, com uma escala de trabalho pesada, salários baixos e dificuldades de exercer a profissão, e ter que dar, ao mesmo tempo, uma boa assistência para os pacientes. Trabalhamos, muitas vezes, em cenário de guerra e sobrevivemos.

Ainda assim, eu amo a enfermagem!

A todos os meus colegas profissionais de enfermagem, meu muito obrigada!

*Enfermeira e presidenta da Afiamspe