SindSaúde-SP reafirma seu compromisso com a Ciência, a vacina e o SUS
    Autor: Cleonice Ribeiro - Presidenta do SindSaúde-SP
    21/05/2021

O SindSaúde-SP defende a Ciência e todo o protocolo sanitário aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por entender que só eles podem proteger, imunizar, curar e salvar as pessoas. Durante a pandemia de Covid-19, não tem sido diferente. Graças ao trabalho científico de pesquisadoras e pesquisadores do serviço público, como as(os) do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tivemos em tempo recorde duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O SindSaúde-SP, ao longo de seus mais de 30 anos de história, sempre atuou em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Afinal, nossa direção e nossa base são formadas de trabalhadoras e trabalhadores que estão no front da saúde pública brasileira e, por isso, sabem da importância de se ter um sistema como o SUS para a população.

Além disso, sabemos o quanto a Ciência tem sido o instrumento mais eficaz de nosso trabalho de curar e ajudar a salvar vidas todos os dias.

PNI

Criado em 1973, o PNI é um dos programas mais bem-sucedidos de vacinação do mundo, tendo sido capaz de tirar o Brasil do mapa de doenças como a poliomielite e o sarampo.

Movimentos antivacina e a disputa de narrativas em torno das vacinas têm sido extremamente preocupantes, pois, em vez de informar a população, servem para confundi-la ainda mais.

Covid-19

A guerra de informação e a politização em torno da pandemia de Covid-19 só serviram para nos trazer ao triste cenário que temos hoje. Estamos chegando perto dos 500 mil mortos e mais de 15 milhões de infectados, e em mais de um ano de pandemia, pouco mais de 40 milhões de pessoas foram imunizadas (19,06% da população) e, destes, 467,4 mil receberam a segunda dose da vacina (menos de 10% da população).

Caminhamos para a chamada terceira onda da doença e temos uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em curso, que está apurando denúncias gravíssimas de ingerência do governo federal na pandemia.

Por tudo isso, temos a obrigação moral de defender a Ciência e a vacina para toda a população, e é em defesa disso que o SindSaúde-SP se mobiliza.

No entanto, como ainda não temos doses suficientes de vacina para todos, o Sindicato defende que os cronogramas estabelecidos pelas autoridades sejam respeitados.

A respeito da vacinação dos profissionais de saúde, o SindSaúde-SP entrou em tratativas com a Secretaria de Estado da Saúde e com o Ministério Público Estadual para que todos esses(as) trabalhadores(as) tivessem garantida sua imunização, por estarem mais expostos à contaminação.

Reforçamos que vacinar-se é importante! Vemos com preocupação a resistência à imunização entre os próprios profissionais de saúde. Se, por um lado, respeitamos o livre arbítrio das pessoas, por outro, entendemos que esse é um caminho perigoso, pois a vacinação é uma questão de proteção à saúde coletiva. Quando me vacino, protejo o próximo, seja minha família ou meus colegas de trabalho. Portanto, pense bem!

Importante lembrar a esses profissionais que, ao se recusarem a tomar a vacina, poderão responder administrativamente e judicialmente.

Você, trabalhador(a) da saúde, é um representante da Ciência. Você trabalha em defesa da vida. Então, respeite a si mesmo, respeite o próximo. Cumpra os protocolos sanitários e vacine-se! Não se trata apenas de você, mas do coletivo.