Não há o que ser discutido: use máscara!
    Autor: Editorial - SindSaúde-SP
    11/06/2021

Como tem se posicionado desde o início da pandemia, o SindSaúde-SP é a favor da Ciência, dos protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades sanitárias, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), e da vacina. O Sindicato defende o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa Nacional de Imunização (PNI). Defende a vacina para todos(as), vacina acima de tudo! Só com a maior parte da população vacinada nós, brasileiros, poderemos voltar a uma certa normalidade.

Por essa razão, vimos com assombro a notícia de que o mandatário do país orientou o Ministério da Saúde a elaborar parecer para desobrigar o uso de máscaras no país. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse que está elaborando estudo sobre a possibilidade de que pessoas já vacinadas com as duas doses da vacina ou que tenham sido contaminadas pelo coronavírus não precisem usar máscara.

Entendemos que, só o fato de estar pensando nisso, já é uma desfaçatez imensa contra a população brasileira!

Os Estados Unidos aboliram a máscara porque a maioria da população já foi imunizada. Em São Paulo, vimos o estudo de caso feito no município de Serrana, onde o Instituto Butantan imunizou toda a população e constatou que a pandemia pode ser controlada quando, no mínimo, 75% das pessoas estiverem vacinadas.

No Brasil, até o momento, apenas 20% da população recebeu a primeira dose e 10%, a segunda. Ou seja, estamos muito longe do patamar que nos desobriga a usar o acessório no rosto.

Nesta sexta-feira (11), um dia depois de ter dito o que disse, o mandatário da nação ajustou o discurso dizendo que, quem decidirá sobre a questão, serão prefeitos e governadores.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado tem demonstrado que o governo federal negou a oferta de compra de vacinas por metade do preço. E que, em vez de ir atrás da vacina, propagandeia o uso do “kit Covid” (cloroquina e ivermectina). Em vez de fazer o que deve ser feito, o governo federal faz cortina de fumaça para distrair a população sobre o que devia estar sendo feito e não está.

Estamos caminhando para a terceira onda da doença. Temos ao menos 18 capitais com ocupação acima de 90% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Estamos chegando aos 500 mil mortos. São mais de 17 milhões de contaminados. Nesta semana, registramos média móvel de mortes acima de 1,7 mil. Isso significa que os indicadores da doença no Brasil não estão confortáveis para que abandonemos os protocolos sanitários.

Nós precisamos de vacina. Só a vacina pode nos tirar dessa situação. Até que a maioria da população não esteja majoritariamente vacinada, nossas armas contra a Covid-19 são o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Por ora, a máscara é a nossa proteção contra o coronavírus. Por isso, nós, do SindSaúde-SP, conclamamos: use máscara, higienize as mãos e, se puder, fique em casa.