Artigo
No ano em que o SindSaúde-SP completou 32 anos de organização e luta, aniversário celebrado na última sexta-feira (18), o mundo celebra o centenário do educador brasileiro Paulo Freire, pernambucano nascido em 19 setembro de 1921. Freire criou um método de educação popular de jovens e adultos em que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, tal como consta em seu principal livro “Pedagogia do Oprimido” (1968).
A educação proposta por Paulo Freire se fundamenta na luta contra a opressão e pelo desenvolvimento do pensamento crítico, no qual o processo de conscientização transforma as pessoas e estas transformam o mundo.
Desde a fundação do SindSaúde-SP, os processos e as ações de formação implementadas se concretizaram a partir desse lugar político e ideológico. No Sindicato, o saber de cada trabalhador e trabalhadora é reconhecido, valorizado e transformado em novo conhecimento, agora coletivo, visando transformar as condições de vida e trabalho da nossa categoria.
Debates
A Secretaria de Formação do SindSaúde-SP faz parte do Coletivo de Formação da CUT-SP e, como membro do Conselho Diretivo da Escola Sindical São Paulo, atua conjuntamente no âmbito da Rede Nacional de Formação da CUT. Esta última incorporou em seu calendário de atividades a “Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire”. Dentre as ações e eventos desta campanha, a Secretaria Nacional de Formação da CUT realiza, nas últimas quartas-feiras de cada mês, o “Ciclo de Debates Quartas-Freireanas”.
Os encontros acontecem em formato virtual e tem como objetivo promover o diálogo e a reflexão conjunta acerca do pensamento de Paulo Freire e de sua contribuição para o mundo do trabalho, para a organização e para a formação das trabalhadoras e dos trabalhadores. A cada encontro, são trazidos temas que aproximam uma obra de Freire a um desafio do movimento sindical como forma de ler as obras dele à luz da atual conjuntura e da realidade.
Dirigentes, militantes sindicais trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas categorias, formações e regiões do país participam desses encontros, numa demonstração de unidade da classe trabalhadora, a qual, por intermédio da Rede de Formação da CUT, se inspira no legado de Paulo Freire fazendo da formação sindical o lugar de descobertas das identidades e da construção coletiva das ações transformadoras que tanto almejamos.
Encontro
O próximo encontro acontecerá no dia 30 de junho de 2021, às 14h, e será organizado pela Escola Sindical Centro-Oeste da CUT. Para participar, basta enviar um e-mail para a Secretaria de Formação do Sindicato, no endereço eletrônico [email protected].
Os inscritos receberão, por e-mail, o link da plataforma Zoom Meeting para acesso ao encontro.
*Secretário de Formação Sindical