Artigo
Durante o mês de março, cumprimos uma etapa importante que foi deliberada durante o 13° Congresso do SindSaúde-SP: os(as) Delegados(a) Sindicais de Base (DSBs) para compor as Comissões Sindicais Regionais. No início caberá a cada integrante dessas comissões participar dos cursos elaborados pelo Sindsaúde-SP.
Foram eleitos oito representantes de cada uma das 26 regionais do SindSaúde-SP para compor a Comissão Sindical Regional nos seguintes temas:
- Saúde do Trabalhador
- Igualdade de Oportunidades (Juventude, Combate ao Racismo, PCD e LGBTQIA+)
- Formação Sindical
- Comunicação e Imprensa
- Controle Social
- Aposentados
- Atividades Sociais e Culturais
- Mulher Trabalhadora
Cada representante fará parte do Coletivo Estadual, que será coordenado pelas respectivas secretarias do SindSaúde-SP, com o objetivo de articular as ações na esfera estadual. Os(as) diretores(as) regionais terão a responsabilidade de coordená-los na região e fazer a articulação com as secretarias do SindSaúde-SP, para que haja ações conjuntas.
Além de atuar no âmbito estadual, eu enquanto secretária de Organização Sindical, em parceria com os demais secretários(as) do SindSaúde-SP e com as diretoras e diretores regionais, vamos acompanhar as tarefas dos coletivos que devem ser realizadas em âmbito regional.
Fizemos a primeira reunião das Comissões Sindicais Regionais em março, quando os Delegados e as Delegadas Sindicais de Base (DSBs) realizaram as seguintes atividades:
1. Diagnóstico Organizativo da Região;
2. Plano de Sindicalização Regional;
3. Eleição de membros para a Comissão Sindical Regional para as Comissões Temáticas: Saúde do Trabalhador, Igualdade, Mulheres, Controle Social, Aposentados, Cultura, Formação e Comunicação;
4. Atuação regional para Campanha Salarial;
5. e o Calendário Geral do Sindicato.
Os(as) DSBs também definiram quais serão as ações que devem ser intensificadas pelo Sindicato; discutiram as estratégias para garantir conquistas na Campanha Salarial 2023; traçaram um Plano de Sindicalização; e foram informados do calendário de atividades previsto para este ano, como as datas dos cursos de formação dos coletivos, das reuniões de monitoramento, e dos seminários temáticos virtuais e presenciais.
Já no mês de abril iniciamos os cursos de formação e planejamento dos coletivos estaduais, que contam com representantes de cada uma das comissões sindicais regionais.
O primeiro curso de formação e planejamento foi sobre Saúde do Trabalhador, realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril. Amanhã (3), iniciaremos a segunda turma com o coletivo de Igualdade de Oportunidades e na segunda quinzena de maio será o Coletivos dos Conselhos de Saúde.
Nesta sexta-feira (5), vamos celebrar a posse dos delegados e das delegadas sindicais de base (DSBs), que são os representantes do Sindicato nos locais de trabalho.
Em junho cumpriremos mais uma etapa, que será a primeira reunião das comissões para avaliar as tarefas tiradas em grupo que são: a escolha de 3 locais estratégico e o percentual de filiação e estratégia utilizada.
Estamos prontos para enfrentar mais uma batalha. Parabéns a todos, juntos somos fortes!
*Roseli Ilídio é Secretária de Formação Sindical do SindSaúde-SP