Tarcísio chama Taipas e Vila Penteado de ossinho e afirma que irá privatizar hospitais
    Autor: Direção do SindSaúde-SP
    13/12/2023

A onda de privatizações do governador Tarcísio de Freitas (Republicano) não para. O governador acabou de aprovar a entrega da água (Sabesp), nosso bem maior, para o setor privado e agora volta seus olhares novamente para a saúde pública.

Tarcísio afirmou que há Organizações Sociais, vinculadas à grandes hospitais particulares, de olho em fazer a gestão do Hospital Regional de Barueri, que está em construção. “Tem um monte de gente querendo administrar o Hospital de Barueri, o Sírio quer, o Einstein quer. Um monte de gente boa quer administrar e a gente disse o seguinte: Já que vocês querem pegar o filé, vão ter que roer o ossinho também, vai levar junto o Taipas, vai levar junto o Vila Penteado e eu tenho certeza que a gente vai ter aí uma grande gestão”, afirmou o governador. Clique aqui e assista ao vídeo.

A declaração aconteceu em evento na cidade Itapevi, no dia 30 de novembro, que contou com a participação de vários prefeitos da região, entre eles, Rubens Furlan, prefeito de Barueri.

Para o SindSaúde-SP, Tarcísio demonstra seu total descaso ao entregar mais três equipamentos públicos ao setor privado, que não tem compromisso com a assistência à população e sim com o lucro.

Além disso, mantêm a postura que afronta e desrespeita toda a dedicação dos profissionais da saúde que atuam no Hospital Geral de Taipas e no Hospital Geral de Vila Penteado, que há décadas trabalham recebendo baixos salários, sobrecarregados pela falta de reposição do quadro funcional, pois o governo não abre concursos públicos, e lidam diariamente com a escassez de insumos para atender à população com dignidade.

Sucateamento

Atualmente, o Hospital Geral de Taipas está passando por reformas, segundo informações dos trabalhadores da unidade à direção do SindSaúde-SP. Já o Hospital Geral de Vila Penteado está sob intervenção do estado, com uma espécie de gabinete provisório gerido pela Secretaria de Estado da Saúde, devido ao grande número de denúncias na imprensa por parte de usuários e profissionais que atuam na unidade, por conta da fila de espera de cirurgias ortopédicas e problemas na gestão de insumos dentro do próprio hospital.

Privatização

Ao longo desses mais de 30 anos, o SindSaúde-SP identificou que, muitas vezes, o governo sucateia o equipamento de saúde, ao ponto de ficar uma situação insustentável, como uma forma para justificar a privatização da gestão do serviço.

Mas antes de abrir a licitação, as gestões costumam reformar toda a unidade e trocar os equipamentos mais caros, por exemplo, Tomógrafos e aparelho de Ressonância Magnética, como aconteceu com o Hospital de Geral de Guaianazes mais recentemente. Não seria de estranhar ver o mesmo acontecer com Taipas e Penteado.

Não foi diferente com o Hospital Nestor Goulart Reis. O equipamento localizado no município de Américo Brasiliense é referência no tratamento de tuberculose multirresistente, voltada para tratamento de pacientes do sexo feminino e para a população LGBTQIA+, e devido ao déficit de 100 profissionais para atender à demanda do serviço teria gestão terceirizada e os profissionais teriam de ser transferidos.

Graças a ação do SindSaúde-SP, que organizou os trabalhadores, e contou com o apoio de vereadores da cidade de Araraquara e Américo Brasiliense, com isso, a situação foi revertida.

Una-se ao Sindicato mais uma vez para impedir que esses profissionais tenham que deixar seus postos, por conta da terceirização. Somos contra as privatizações e exigimos abertura de concurso público, urgentemente e mais investimentos em insumos e infraestrutura.

JUNTOS SOMOS FORTES!