Idoso(a), o que você deseja para sua vida?

Idoso(a), o que você deseja para sua vida?
    Autor: Editorial do SindSaúde-SP
    01/10/2024

Nos últimos anos o SindSaúde-SP vem destacando, tanto nas mesas de negociação com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) quanto para a própria categoria, que houve uma mudança no perfil das trabalhadoras e dos trabalhadores públicos da Saúde estadual.

A categoria está envelhecendo e um dos motivos é porque o governo não abre novos concursos públicos para repor o quadro funcional da Saúde pública estadual.

Segundo dados divulgados pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde para o SUS, da Coordenadoria de Recursos Humanos da SES, no quadro atual de trabalhadores prevalecem pessoas entre 50 e 60 anos, com tempo médio de vínculo no serviço público entre 25 e 35 anos.

Diante deste diagnóstico, o SindSaúde-SP está cada vez mais preocupado em tratar das questões voltadas ao público idoso.

As pautas da campanha salarial tem impacto direto sobre os idosos que estão na ativa, pois além de exigir salário digno e aumento no auxílio-alimentação, o SindSaúde-SP luta por novas contratações por concurso público para acabar com a sobrecarrega de trabalho, um dos fatores que tem afligido os(as) idosos(as), causando adoecimento físico e mental.

O sindicato também luta para que haja valorização dos benefícios dos(as) aposentados com ou sem paridade, para haja garantia de isonomia salarial.

De imediato, o SindSaúde-SP ampliou o número de atendimentos previdenciários nas regiões ou auxiliou os que tinham mais dificuldades para fazer o recadastramento anual. Contudo, é preciso ir além.

O SindSaúde-SP entende que muitos(as) trabalhadores(as) que já poderiam ter se aposentado, acabam adiando esse momento devido às perdas salariais que podem sofrer. O SindSaúde-SP continua na luta em defesa de melhores salários e para que os(as) trabalhadores(as) tenham qualidade de vida, seja para aqueles que mesmo idosos continuam na ativa e seja para os que chegam à aposentadoria.

Hoje, 1º de outubro, é Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, data que dá visibilidade às ações voltadas para os(as) idosos(as) e que nos faz refletir sobre o que queremos para garantir qualidade de vida nesse ciclo tão importante que, infelizmente, não tem o respeito que deveria do poder público e nem da sociedade, o SindSaúde-SP faz um convite: no dia 6 de outubro, quando for votar, tecle na urna eletrônica o número do candidato que tenha se mostrado preocupado com os idosos.

Veja a plataforma de governo dos(as) candidatos(as), se propostas de ações como ampliação dos equipamentos voltados à política de cuidados com as pessoas idosas, que tenham equipe especializadas em saúde, que pense na consolidação de ações de lazer e cultura, que pense em programas de habitação para esse público, entre outras políticas públicas.

Votar de forma consciente pode ajudar a viver a velhice de forma plena.