Projeto Sexta Cine Saúde: Primeiro debate de 2009 traz o filme: A BOLHA
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    29/01/2009

Começa nesta próxima sexta-feira, 30/01/2009, às 16horas, a nova temporada do ciclo de debates que o SindSAÚDE-SP pretende desenvolver através do Projeto Sexta Cine Saúde. A cada mês será eleito um tema para debate e como recurso pedagógico o debate será realizado com base na mensagem de alguma obra cinematográfica de produção nacional ou estrangeira.

O primeiro tema eleito deste ano é o conflito entre Israelenses e Palestinos, com enfoque na questão da juventude e das relações homoafetivas. O filme escolhido para ajudar nesta reflexão e debate é: A BOLHA (The Bubble – Há-Buah. Dirigido por Eytan Fox - 2003).

Quem pode participar?
    Todo(a) e qualquer militante, trabalhador(a) e amigos(as) do SINDSAÚDE/SP.

Como é a atividade?
    As sessões começam sempre às 16 horas, onde se fazemos uma abordagem nos 15 minutos iniciais sobre o enfoque da formação ao filme e após a exibição é destinada 1 hora para o debate e construção coletiva do processo formativo.

Sinopse do filme
    Num bairro de Tel Aviv, três jovens israelenses que moram juntos decidem ajudar um palestino. Noam, Yali e Lulu tem seus destinos alterados com a chegada de Ashraf (Yousef Sweid). Questões como solidão, sexo, amizade, solidariedade e amor recheiam o filme, que camuflado de comédia romântica, minimiza seu real objetivo: a eterna guerra entre palestinos e israelitas.

O amor homossexual de Noam e Ashraf é o pano de fundo para ressaltar as incontáveis barreiras que se sobrepõe diante de uma relação homossexual e diante de “inimigos” potenciais. Os conflitos de Ashraf em relação a sua sexualidade, sua família e sua obrigação “sanguínea” falará mais alto.

A cultura americana cerca a vida dos jovens idealistas preocupados em realizar uma rave pela paz. Eles também têm seus ídolos americanos, sua versão para o American Idol, visuais modernos e uma visão descolada da realidade. Assim como seus irmãos habitantes da terra do Tio Sam.

Classificação Indicativa: 16 anos
    Elenco: Ohad Knoller, Alon Friedman, Daniela Virtzer

Participe! Nesta SEXTA-FEIRA, às 16horas, na sede do Sindicato.