Funcionário já paga 6% ao Ipesp
    Autor: DIÁRIO DE SÃO PAULO
    17/09/2003

Atualmente, as aposentadorias dos servidores são bancadas com recursos do Tesouro e as pensões são pagas pelo Instituto de Previdência do Estado (Ipesp). O funcionário contribui com 6% de seu salário para garantir as despesas com pensões.

De autoria do Executivo, o projeto de lei complementar foi enviado em março para a Assembléia Legislativa. Na ocasião, o dispositivo recebeu 93 emendas. Dos 94 parlamentares, 61 votaram a favor do projeto e 33 contra.

Na época, o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, alegou que o aumento da contribuição era necessário e que o estado espera arrecadar mais R$ 480 milhões anuais. Em 2002, o estado gastou R$ 9 bilhões com pensões e aposentadorias e recebeu R$ 1,5 bilhão da contribuição dos servidores, gerando um déficit de R$ 7,5 bilhões.