Políticas Públicas para as Mulheres
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    06/09/2011

Uma delegação do SindSaúde-SP participou da 4ª Conferência Municipal de São Paulo de Políticas Públicas para as Mulheres nos dias 3 e 4 de setembro. No evento foram debatidas as propostas da capital bem como foi eleita a delegação para as etapas estadual e nacional. A etapa nacional acontecerá de 12 a 15 de dezembro e tem por objetivo discutir e elaborar propostas de políticas públicas que contemplem a construção da igualdade de gênero, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, além de contribuir para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras. A etapa estadual deve acontecer até final de outubro. No processo para organização dessa fase, os movimentos sociais de mulheres de São Paulo tiveram que pressionar o governo do estado para garantir a participação paritária na comissão organizadora dessa etapa, uma vez que pelo decreto do governador sobre a conferência a sociedade civil não estava representada. A participação do SindSaúde-SP nas conferências é fundamental para fortalecer a luta por políticas que melhorem a qualidade de vida e trabalho das trabalhadoras estaduais da saúde.