INSS: jornada de trabalho
    Autor: CNTSS
    27/10/2011

No estudo apresentado pela CNTSS conseguimos demonstrar que o INSS só é viável para todos com a jornada de 30 horas. Desde a instalação do GT do SEGURO SOCIAL instituído pela portaria 238/2011, a CNTSS buscou realizar, junto à sua base, um debate amplo e qualificado sobre as deficiências do modelo de gestão sobre a égide das 40 horas e as consequências para a vida e saúde dos servidores. O trabalho realizado pela nossa Confederação envolveu profissionais e empresas de pesquisa que enriqueceram o GT do SEGURO SOCIAL de dados estatísticos que comprovaram a necessidade da implementação da jornada de 30 horas para o INSS. Buscamos fazer pesquisas nos locais de trabalho, seminários nos estados, estudos técnicos da viabilidade da jornada de 30 horas e, principalmente, apresentando o número de servidores que adoeceram com a jornada de 40 horas o que comprovou a necessidade de reaver a dignidade dos servidores com uma melhor qualidade de vida. No estudo apresentado pela CNTSS conseguimos demonstrar que o INSS só é viável para todos com a jornada de 30 horas, pois em nossos levantamentos o servidor, o INSS e a população perderam muito com o desgaste das 40 horas. Participamos da audiência com o presidente do INSS, Mauro Hauschild, no dia 18 que reafirmou a importância dos dados técnicos na comprovação que uma nova realidade deve ser implementada no INSS com dois turnos de 06 horas. Garibaldi Alves confirma em entrevista jornada de 30 horas O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, em entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro confirmou que o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) foi favorável ao reestabelecimento da jornada de 30 horas, porém apenas para os servidores que trabalham nas APS. O programa radiofônico tem formato de entrevista coletiva, organizada com a participação de comunicadores de emissoras de rádio de todo o País. Na entrevista, o ministro responde a um repórter sobre a jornada de 30 horas. A diretoria do Sindsprev-PE, conjuntamente com a CNTSS/CUT e demais sindicatos, está mobilizada para pressionar o ministro a oficializar esta decisão, o mais rápido possível. SINDISPREV/PE Joaquim Antonio – Coordenação dos federais da CNTSS